Neste sábado (14), um eclipse solar será visível em todo o Brasil. Em algumas regiões do país, especialmente no Norte e Nordeste, será possível testemunhar o eclipse em sua totalidade.
Desde 1994 não era possível visualizar um eclipse solar completo no país, o que torna o evento um acontecimento especial e desperta a curiosidade de muitas pessoas.
O fenômeno recebeu o nome de Grande Eclipse das Américas 2023.
O que é um eclipse solar?
Os eclipses solares ocorrem quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, lançando uma sombra temporária sobre o astro.
Há duas variedades principais de eclipses solares: o total e o anular.
Eclipse solar total
No eclipse total, a Lua, próxima da Terra, obscurece completamente o Sol ao cruzar sua trajetória.
Eclipse solar anular
O eclipse anular ocorre quando a Lua, um pouco mais distante, não consegue cobrir completamente o Sol, formando uma espécide de "anel dourado" ao seu redor no auge do fenômeno.
Onde ver o eclipse solar no Brasil?
Os eclipses solares não são considerados eventos raros, pois ocorrem duas vezes por ano. A questão é que sua visibilidade varia em diferentes partes do globo.
A perspectiva do observador determina se o eclipse será total, onde o Sol desaparece totalmente ou forma um arco dourado, ou parcial, onde apenas uma parte do Sol é ocultada.
O eclipse deste sábado será anular e oferecerá uma visão completa em diversas cidades do Norte e Nordeste do Brasil, especialmente nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e em uma pequena parte de Pernambuco.
Nas demais regiões, o eclipse poderá ser visto de forma parcial. Ou seja, a lua cobrirá apenas uma parte do sol. Quanto mais distante dos estados citados anteriormente, menor será a visualização do fenômeno.
Que horas será o eclipse solar 2023?
O eclipse ocorre na tarde de sábado, com duração de quase duas horas. Entretanto, o fênomeno do "anel dourado" só pode ser visto no ponto máximo do fenômeno, que terá duração de aproximadamente 5 minutos.
Os horários em que o eclipse vai ocorrer de forma completa variam dependendo da localidade. Entre as capitais, apenas Natal e João Pessoa vão poder ver o ponto máximo do eclipse anular do sol.
Veja a seguir o horário em que o eclipse vai atingir o ponto máximo nas capitais do país, lembrando o ponto máximo é o momento em que o sol vai estar mais coberto. Em alguns locais será 100%, em outros 90% e, quanto mais ao sul, menor será essa porcentagem.
Aracaju - 16h48
Belém - 16h32
Belo Horizonte - 16h49
Boa Bista - 15h08
Brasília - 16h45
Campo Grande - 15h43
Cuiabá - 15h38
Curitiba - 16h48
Florianópolis - 16h48
Fortaleza - 16h42
Goiânia - 16h45
João Pessoa - 16h46
Macapa - 16h27
Maceió - 16h47
Manaus - 16h19
Natal - 16h45
Palmas - 16h41
Porto Alegre - 16h47
Porto Velho - 15h21
Recife - 16h47
Rio Branco - 16h16
Rio de Janeiro - 16h50
Salvador - 16h48
São Luis - 16h37
São Paulo - 16h49
Teresina - 16h41
Vitória - 16h50
O que usar para ver o eclipse solar?
A recomendação é nunca olhar diretamente para o sol, pois isso pode causar danos permanentes aos olhos.
Para ver o eclipse com segurança, é necessário usar óculos de proteção específicos para bloquear os raios UV (óculos de sol de praia não funcionam) ou filtros de solda de número 14 ou superior.
O Observatório Nacional preparou uma cartilha com orientações sobre com ver o eclipse com segurança, confira:
Caso não consiga visualizar o eclipse no sábado, é possível acompanhar o fenômeno através da transmissão feita pelo Observatório Nacional, a partir das 11h30 (horário de Brasília).
ECLIPSE SOLAR AO VIVO
Com informações da BBC News Brasil