O Brasil terá a oportunidade de presenciar um raro eclipse solar anular, um evento que só se repetirá daqui a cinco anos.
Os estados do Norte e do Nordeste terão a chance de testemunhar o eclipse solar em sua forma anular, revelando um anel de fogo espetacular ao redor da Lua.
Em contrapartida, os demais estados terão uma visão parcial desse aspecto celeste.
O QUE É UM ECLIPSE SOLAR?
Um eclipse solar é um evento astronômico que ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, resultando na projeção de sua sombra visível para os observadores terrestres.
Existem quatro tipos de eclipses solares: total, parcial, anular e híbrido.
O eclipse solar anular ocorre quando a Lua se posiciona diretamente diante do Sol, criando a impressão de um disco mais escuro sobreposto a um disco solar maior e mais luminoso.
Esse efeito cria um contorno distintivo conhecido como 'anel de fogo'
...
QUAIS OS CUIDADOS PARA OBSERVAR O ECLIPSE SOLAR EM SEGURANÇA?
- Não olhe diretamente para o sol sem proteção adequada, senão danos irreversíveis aos olhos podem acontecer;
- A proteção indicado para quem decidir observar o eclipse é o filtro soldador número 14, que é encontrado em lojas de construção e sites da internet;
- Também não é recomendado ficar olhando para o eclipse por longos períodos de tempo. O indicado é olhar por apenas 30 segundos e dar pausas de, no mínimo, 1 minuto;
- Além de projeter a visão, é necessário proteger o corpo. O uso de protetor solar, chapéu de Sol e camisas com proteção UV é importante.