Neste sábado (28/10), acontecerá um eclipse lunar parcial, considerado o maior fenômeno até 2025. Porém, apenas algumas regiões poderão contemplar esse momento histórico.
O QUE É UM ECLIPSE LUNAR PARCIAL?
O eclipse lunar parcial ocorre quando a Lua entra na sombra da Terra, mas não completamente. Nesse caso, a Lua fica parcialmente escurecida, com uma coloração avermelhada ou avermelhada.
ONDE VER O ECLIPSE LUNAR?
O eclipse deste sábado será visível em vários continentes, incluindo Europa, Ásia, Austrália, África, América do Norte e parte da América do Sul. No Brasil, o fenômeno será visível nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
No Nordeste, o eclipse poderá ser observado de forma mais nítida, especialmente nas cidades litorâneas. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a visibilidade será menor, com o eclipse sendo parcialmente encoberto pelas nuvens.
QUAL O HORÁRIO DO ECLIPSE?
O eclipse terá início às 15h01 e terminará às 19h25, no horário de Brasília. O melhor momento para observá-lo será de noite, quando a Lua atinge seu maior pico de luminosidade.
COMO ASSISTIR AO ECLIPSE DE FORMA SEGURA?
Para contemplar o eclipse de maneira segura, você pode usar óculos para eclipse solar certificados ou visualizadores solares portáteis.
Uma outra opção, é assistir com um telescópio, binóculos ou câmera que possui filtro solar especial na frente.
Nunca olhe diretamente para o sol, durante um eclipse. Mesmo com a lua parcialmente obscurecida, o sol ainda é muito brilhante e pode causar danos permanentes aos olhos.