REGRAS DO JOGO

EXPULSÃO BBB 22: quais são os motivos que causam eliminação no Big Brother?

O que diz as regras do BBB sobre expulsão de participantes?

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 09/02/2022 às 17:09 | Atualizado em 09/02/2022 às 17:36
Notícia
X

Ao longo dos 22 anos de Big Brother Brasil apenas cinco participantes já foram expulsos do reality. Apesar disso, todos os anos existirem pedidos por parte do público que, por algum motivo, acredita que determinado participante infringiu alguma regra do programa. Mas, que regras seriam essas?

Diante da dúvida levantada sobre a possível expulsão da participante Bárbara Heck, o Blog Social1 apurou que não existe um manual de regras do Big Brother Brasil que o público pode consultar para conferir se as ações de um participante infringem esses pontos.

Entretanto, ao longo dos anos foi se consolidando um conjunto de conhecimentos por parte do público sobre o programa, que passou a entender como sendo parte das regras do reality. Alguns desses pontos dizem respeito às regras do que se pode ou não fazer em provas de resistência, por exemplo, outras, sobre os temas que não podem ser discutidos ou citados pelos participantes, como nomes de marcas.

Apesar de não haver um manual do programa disponível para o público, supõem-se que exista um “livro de práticas para boa convivência” que possivelmente é entregue aos participantes ao assinar o contrato com a Globo. Uma possível “Bíblia” do programa já foi citada anteriormente por alguns participantes em edições anteriores, mas em todas as ocasiões em que o assunto foi pauta de conversa, o “Big Boss” advertiu os confinados dentro da casa.

Quem já foi expulso do BBB?

Com o aprendizado a partir dos casos de expulsão vistos anteriormente no programa, também é possível “mapear” os motivos que causam expulsão no Big Brother Brasil. O primeiro participante expulso do BBB, em 2012, foi Daniel Echaniz, que foi retirado do jogo após ter tido relações sexuais com Monique Amin, que estava dormindo na hora, o que configuraria abuso sexual. A situação viralizou nas redes sociais e o participante foi expulso para que os fatos fossem apurados fora da casa. Posteriormente, Monique declarou que não houve abuso e Daniel foi inocentado das acusações.

A segunda expulsão do BBB aconteceu em 2016 e é uma das mais polêmicas até hoje. Ana Paula Renault era queridinha do público e foi expulsa após dar um tapa no rosto de Renan. A atitude da sister aconteceu durante uma festa, quando Adélia a provocou jogando bebida em seu cabelo, mas foi um “reflexo” que a participante fez sem querer. Entretanto, Renan, que era seu rival no jogo, logo foi ao confessionário denunciar a sister, que foi expulsa pela produção.

O terceiro participante expulso do reality foi Marcos Harter, no BBB 17. O ex-BBB tinha um relacionamento dentro do programa com Emily Araújo e as atitudes do brother com ela foram consideradas, pela Globo, agressões contra a participante. Além de jogos psicológicos, Marcos também deixava marcas de beliscão no corpo de Emily e por isso foi expulso do programa. O rapaz, ainda, foi indiciado pelo crime.

Em 2019, Vanderson Brito também foi expulso após acusações de abuso, porém fora da casa. O participante foi acusado de ter comportamento abusivo por uma ex-namorada e precisou resolver sua situação judicial. Como a Globo não permite que o participante tenha nenhum tipo de contato com o mundo externo à casa, Vanderson foi retirado do programa. O ex-participante foi inocentado, mais tarde, mas dessa vez por falta de provas no caso.

Ainda em 2019 um participante, já anunciado para o público, não chegou nem mesmo a entrar na casa. Fábio, um lutador de MMA do Rio Grande do Sul, foi desclassificado porque durante o pré-confinamento a Globo tomou conhecimento de que o rapaz era garoto propaganda de uma marca de roupas. No comunicado oficial, a emissora disse que o participante soube “de fatos relacionados ao participante, avaliados como inadequados ao perfil dos competidores conforme o regulamento do programa”. Fábio não foi substituído na edição.

A última participante a ser expulsa do programa foi Hariany Almeida, que foi punida por empurrar sua amiga de confinamento, Paula von Sperling, após uma festa da edição. "Regra é regra e a regra é soberana. Vale para todos, o tempo inteiro. Vocês aceitam a regra quando entram no programa", explicou Tiago Leifert, então apresentador do programa.

Quais são as regras para expulsão do BBB?

Analisando os casos onde a Globo já expulsou um participante e diante dos casos que foram analisados, mas o participante acabou não sendo punido, é possível dizer que um dos motivos mais graves que causam a expulsão são agressões físicas. No BBB 21, o participante Gil do Vigor perdeu o controle durante uma briga e descontou a raiva em objetos que tinha na mão e saiu da discussão, enquanto isso era possível ouvir suas amigas de confinamento pedindo para que ele se acalmasse, senão seria expulso.

Além de agressão física, casos em que o participante onde existe alguma dúvida sobre ter cometido um crime, como abuso sexual, também é passível de expulsão. Acredita-se, assim, que exista um colegiado do programa que se reúne para analisar cada caso onde são levantadas suspeitas que poderiam ocasionar a expulsão do participante.

Tags

Autor