A casa de vidro do Big Brother Brasil 2022 é real. A dinâmica desta temporada vai funcionar assim: dois participantes - Larissa, 25 anos, e Gustavo, 31 - vão ficar cerca de 48 horas confinado dentro do BBB 22.
Os dois participantes da casa de vidro, no entanto, ficarão separados do restante dos integrantes do BBB 22. Eles vão entrar na casa às 10h45 desta sexta-feira (10) e vão ficar confinados na academia até às 23h30 do domingo (13), quando será formado mais um paredão.
Mas, além da dinâmica da casa de vidro, outro fator tem chamado a atenção da internet: o participante Gustavo Marsengo. É que, ao ser anunciado como um dos integrantes, ele foi bastante incisivo.
"O 'heterotop' hoje, pintado pela 'lacrolândia', é uma pessoa branca, bem-sucedida. Eu tenho orgulho de ser um 'heterotop' no meu conceito. Sou hétero e me considero top", disse.
O que significa ser 'HETERO TOP', expressão usada por Gustavo?
A expressão "héteto top" surgiu em deboche ao termo "top", usado geralmente por pessoas padrão heterossexuais, geralmente homens jovens conservadores de classe média a partir de 2020. Quando utilizado, eles queriam se referir a algo bom.
- Exemplo: "este carro é top". Ou seja, a pessoa queria dizer que o veículo é muito bom.
Em contrapartida, pessoas que fogem desse estigma social descobriram a gíria "top". Foi a partir daí que o termo começou a ser usado em tom de deboche, ironizando as pessoas heterossexuais conservadoras.
- Exemplo: "Gustavo Marsengo, participante da casa de vidro do BBB 22, é hétero top". Isso significa dizer que Gustavo é heterossexual, tradicional, conservador, gosta de música sertaneja, usa as expressões "brother, mano, man" em seu vocabulário e, possivelmente, possui opiniões polêmicas sem embasamento e que ferem liberdade de expressão e os direitos humanos.
O que é 'LACROLÂNDIA', termo usado por Gustavo da casa de vidro?
Gustavo Marsengo também usou outro termo: "lacrolândia". Essa palavra surgiu depois que pessoas que fogem do estereótipo de "hétero top" começaram a questionar as opiniões conservadoras sem embasamento e/ou que ferem os direitos do próximo.
"Lacrolândia" é derivado de "lacre" ou "lacrou", usado por pessoas não conservadoras para se referir que aos bons argumentos que estas usaram para questionar as opiniões conservadoras. Geralmente, esses termos são usados pelo público LGBTQUIa+.