Críticos do BBB podem até gastar saliva para reclamar da "falta de profundidade" dos participantes do reality, mas precisam reconhecer - e respeitar - o sucesso comercial do principal produto de entretenimento da TV brasileira.
Em 2023, a equipe comercial responsável pelo BBB 23 alcançou a incrível meta de R$ 1 bilhão em patrocínios. Para se ter uma ideia, o faturamento médio anual da RedeTV! gira em torno de R$ 250 milhões a R$ 400 milhões, de acordo com reportagens de Ricardo Feltrim, no UOL, e de Jeff Benício, no portal Terra.
Para a nova edição do BBB, a Globo fechou com patrocinadores de peso como Lojas Americanas, McDonald's, Zé Delivery, Chevrolet, Carrefour, P&G e a farmácia Pague Menos. Confira quanto pagou cada uma para ter alguns segundos de destaque na tela do BBB.
PATROCINADORES BBB 23
- Lojas Americanas: R$ 105,1 milhões em patrocínio
- Seara: R$ 105,1 milhões em patrocínio
- Stone: R$ 105,1 milhões em patrocínio
Essas três marcas (Lojas Americanas, Seara e Stone) são as principais patrocinadoras do BBB 23, tendo cada uma delas pagado R$ 105,1 milhões para garantir uma cota do tipo "Cota Big". As informações foram confirmadas pela Globo ao site Notícias da TV.
- Farmácia Pague Menos: R$ 15,6 milhões
- Hypera Pharma: R$ 15,6 milhões
- McDonald's: R$ 15,6 milhões
- Above: R$ 15,6 milhões
- Quinto Andar: R$ 15,6 milhões
- Ademicon: R$ 15,6 milhões
Pague Menos, McDonald's, Above, Quinto Andar, Ademicon e Hypera Pharma adquiriram a "Cota Brother" e cada uma teve de pagar R$ 15,6 milhões. Com isso, cada uma delas terá direito a três ações comerciais no BBB, uma prova Bate e Volta e uma festa temáticas.
Cota Camarote
- TikTok: R$ 80,2 milhões
- Heineken: R$ 80,2 milhões
- P&G: R$ 160,4 milhões
Na cota Camarote, TikTok e Heineken pagaram R$ 80,2 milhões para estar no BBB. A P&G optou por garantir duas cotas e pagou o dobro para poder mostrar marcas variadas de seu portfólio.
Chevrolet e Zé Delivery no "top de cinco segundos"; Mercado será Carrefour
Até o "top de 5 segundos" tradicional antes do início de cada dia de programa tem patrocinadores: o aplicativo Zé Delivery (durante 50 dias) e a Chevrolet nos demais 50 dias de programa.
A Chevrolet também adquiriu a cota de automóveis do BBB, substituindo a Fiat.
A marca Carrefour estará de volta ao BBB, cuidando do mercado, onde os brothers fazem compras com as estalecas.
O banco do BBB deixa de ser o PicPay e, agora, os brothers vão cuidar das estalecas com a Stone, que também adquiriu a Cota Prêmio, uma novidade da equipe comercial do BBB, que vai permitir um aumento no valor do prêmio.
De acordo com o apresentador, Tadeu Schmidt, em 2023, o BBB vai pagar o maior prêmio da história. Em 2022, Arthur Aguiar, o campeão do BBB 22, levou para casa R$ 1,5 milhão.
Patrocínio do BBB
Doriana, Above e Pantene compraram cotas menores que permitem a elas expor pela casa do BBB produtos de uso diário para os brothers e sisters como produtos de higiente e de alimentação.
BBB 23
O BBB 23 começa na próxima segunda-feira, dia 16 de janeiro e terá 100 dias de duração.