Fred Nicácio, no "Quarto do Reencontro", alertou Key, Gustavo e Cristian que o jurídico irá procurar os ex-participantes para tratar o caso de racismo religioso.
"O que vocês fizeram foi criminoso. Vocês me causaram dor. O que vocês fizeram foi crime, e meu jurídico vai acionar vocês", disse Fred Nicácio.
RELEMBRE O CASO
Gustavo, Key Alves e Cristian falaram que estava com "medo" enquanto Fred Nicácio fazia "as coisas dele", se referindo às práticas da religião de matriz africana do médico.
Apesar do Candomblé e Umbanda serem as religiões de matriz africana mais conhecidas, existem diversas outras.
Fred Nicácio pratica o Culto de Ifá, um culto tradicional iorubá. Após o acontecimento, Tadeu Schmidt pediu para o médico explicar.
Ele traz o culto à natureza como sua principal divindade, Oxum as águas doces, Iemanjá os mares, Oxalá o sol. Então a cada contato que tenho com a natureza tenho a chance de cultuá-la e gozar dessa benção, que é poder vê-la. A maior manifestação da vida é a própria natureza.
O Culto de Ifá tem origem no sudoeste da Nigéria, com os povos iorubá. O Ifá foi acrescentado ao Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2005.
Vista também como uma filosofia, o Culto à Ifá possui um sistema de divinação oracular usado pelas religiões de matriz africana.
O QUE É RACISMO RELIGIOSO E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA?
O termo "racismo religioso" é usado pelo motivo de ser mais adequado para nomear uma prática que ameaça a existência dos povos de terreiro, sendo frequentado majoritariamente por pessoas pretas.
Sendo assim, o racismo religioso se dá quando a intolerância religiosa incorpora o componente racial.