Dúvidas

CORRIMENTO VAGINAL: o que cada corrimento significa? É normal ter todos os dias?

Apesar de ser popularmente nominado de corrimento, o certo é secreção

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Anjos

Publicado em 09/05/2022 às 17:21
Notícia
X

A secreção vaginal é um assunto que gera muitas dúvidas em torno dele. Uma das primeira desmitificações que precisa ser feita é sobre o nome "corrimento", que só deve ser utilizado quando existem sintomas não normais.

A secreção tem as seguintes características: não arde, não dói durante o sexo, não tem cheiro que incomoda, não coça, entre outros. Se possui algumas dessas, é corrimento e precisa ser analisado por uma ginecologista.

É válido ressaltar que essa secreção muda de acordo com o seu ciclo menstrual, além de ter alterações também por causas emocionais. Quando ele apresenta uma cor diferente, mau cheiro ou consistência muito espessa fora do comum, pode ser que seja um indicativo de infecção vaginal ou outra doença.

O que cada secreção significa?

Quando não existe fluido cervical, seco ou ligeiramente molhado, a pessoa com útero está no período infértil.

Quando está pegajoso, esbranquiçado ou cremoso, significa que está rumo à ovulação.

Se estiver com aspecto de clara de ovo, úmido, escorregadio, claro ou elástico, a pessoa com útero está em torno da evolução.

Reprodução
Tipos de secreção - Reprodução

É normal ter todos os dias?

Como dito anteriormente, é normal que o aspecto mude de acordo com os dias. Entretanto, se estiver com algum sintoma fora do comum ou, por exemplo, na cor branca associado com mau cheiro, é preciso entrar em contato com um profissional e investigar.

Tags

Autor