SAÚDE DA MULHER

MULHER E MENSTRUAÇÃO: É normal menstruar duas vezes ao mês? Saiba o que pode ser

Mesmo sendo um tema comum, a menstruação ainda é alvo de dúvidas entre pessoas com útero

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 09/05/2022 às 14:55
Notícia
X

Apesar de ser um fator comum entre pessoas que possuem útero, a menstruação ainda pode ser tabu e motivo de muitas dúvidas - principalmente entre as mulheres. Uma das dúvidas mais frequentes é sobre o ciclo acontecer duas vezes no mês - que pode acender um alerta.

A menstruação é a descamação da parte interna do útero, como forma do corpo de informar que, naquele mês, não houve fecundação do óvulo. Geralmente, o ciclo menstrual vem a cada 21 à 35 dias, e dura entre dois e sete dias.

A duração, obviamente, varia de pessoa para pessoa. É necessário, portanto, conhecer e monitorar como seu útero funciona neste período.

É normal menstruar duas vezes no mês?

Podendo ser considerada uma disfunção, a menstruação duas vezes ao mês possui várias causas.

Polimenorréia

Apesar do comum ser um ciclo de 2 a 6 dias com um intervalo de 21 a 35 dias, existem pessoas com útero que possuem um ciclo ainda mais curto, durando menos que 21 dias entre uma menstruação e outra.

Essa condição é chamada de Polimenorréia, onde acontece um encurtamento da fase folicular do ciclo - o que acaba por gerar duas menstruações ao mês.

Problema hormonal

Além disso, alterações hormonais no corpo podem causar uma menstruação a mais no mês. A progesterona e o estrogênio, por exemplo, são dois hormônios que podem desencadear esse distúrbio.

Gravidez

Não se pode ignorar também a possibilidade de uma gestação. Isso porque o fato de seu útero estar sangrando não significa necessariamente que é uma menstruação.

Após a fecundação e a colocação do embrião no útero, é normal que haja um pequeno sangramento. O recomendado, neste caso, é a realizar um teste de gravidez.

Lembrando que o diagnóstico exato sobre o que está acontecendo com o seu corpo só pode ser feito com um ginecologista.

Tags

Autor