BELEZA

MANTEIGA DE KARITÉ: o que é e quais são os benefícios para o cabelo e pele?

Conheça os benefícios da manteiga de karité nos cuidados com a pele e o cabelo

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 09/05/2022 às 19:53
Notícia
X

Em diversos produtos de cuidados com a pele é utilizado a manteiga de karité como um dos principais ingredientes, especialmente nos cremes voltados para hidratação de regiões mais secas como lábios e cotovelos.

Mas, você sabe o que é a manteiga de karité e como incorporar esse ingrediente na sua rotina? Confira mais sobre esse importante aliado na hidratação da pele:

O que é manteiga de karité?

A manteiga de karité, ori ou limo da costa, é uma gordura vegetal extraída do fruto seco, similar à castanha, de Carité, uma árvore encontrada exclusivamente no continente africano.

Essa gordura tem sido bastante explorada no Brasil pela indústria cosmética pelos seus inúmeros benefícios, especialmente para a pele e o cabelo.

Quais são os benefícios da manteiga de karité?

A manteiga de karité é rica em vitaminas A, D e E, ômega 3 e ômega 6. Além de ser um potente hidratante, que aumenta o brilho dos cabelos e ajuda na regeneração da pele, o ingrediente possui ações antioxidantes e anti-inflamatória

Assim, a manteiga de karité também é amplamente usada em produtos voltados para o tratamento de queimaduras solares, na prevenção de estrias e no combate ao envelhecimento da pele causado pelos efeitos do sol.

Como é um ativo versátil, acaba se tornando quase onipresente nos cosméticos cujo objetivo é a hidratação e restauração da pele.

No cabelo, a manteiga de karité ajuda a proporcionar maciez e flexibilidade aos fios, conferindo um brilho extraordinário. O ingrediente é geralmente um dos queridinhos de quem tem cabelos mais secos, ondulados, cacheados ou crespos, já que estes tendem a ser mais ressecados e se beneficiam imensamente do uso da manteiga.

Como usar a manteiga de karité?  

A manteiga de karité é um produto versátil que é encontrado em diversos cosméticos, desde hidratantes labiais às máscaras capilares. Além disso, há como comprar o ingrediente in natura e aplicar na pele ou cabelo.

Quem deseja incorporar a manteiga de karité nos cuidados com a pele pode procurar cremes com o ingrediente. Geralmente, estes possuem uma textura mais densa - como uma manteiga culinária - e, aplicado na pele, cria uma barreira de lipídios que ajuda à manter a hidratação da pele.

Hidratantes para mãos, labiais e para os pés também se beneficiam do ingrediente.

No cabelo, a manteiga de karité está presente em linhas de shampoos, condicionadores e em máscaras de hidratação e nutrição. Geralmente, o ingrediente é encontrado em produtos voltados para os cabelos mais secos e fragilizados, já que ele ajuda na revitalização do brilho dos fios.

A manteiga in natura também pode ser aplicada na pele ou no cabelo, mas recomenda-se consultar um dermatologista antes de usar diretamente na pele e ter cuidados quando a pele está lesionada.

Tags

Autor