CUIDADOS

SAÚDE MULHER: confira 4 doenças mais comuns em mulheres

O corpo feminino está mais suscetível a algumas doenças, e por isso, a prevenção é o melhor caminho

Imagem do autor
Cadastrado por

Rayane Domingos

Publicado em 10/05/2022 às 13:53
Notícia
X

São inúmeras as doenças que mais atingem os corpos femininos, principalmente quando falamos sobre o tabu que ainda existe sobre certos assuntos.

O importante é consultar frequentemente um médico especializado no assunto e manter os exames atualizados periodicamente. A melhor alternativa para prevenir doenças é se tratar regularmente.

Apesar da busca maior se referir a doenças femininas ou doenças de mulher, qualquer pessoa que tenha útero pode sofrer com uma dessas enfermidades citadas.

Câncer de Mama

Apesar da incidência ser nas mulheres, homens também podem ter a doença. Ela é causada por uma multiplicação desordenada de células da mama e pode progredir de várias maneiras.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados se a pessoa mantiver hábitos saudáveis. Além de claro, fazer o exame anualmente, ou conforme pedido pela ginecologista.

Os primeiros sintomas da doença são: nódulo ou caroço fixo (geralmente indolor), pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alteração no bico do seio, pequenos nódulos nas axilas ou pescoço, saída espontânea de líquido anormal nos mamilos.

Candidíase

Candidíase vaginal, ou cândida, é muito comum em pessoas que tem vagina. Ela é causada por um fungo e cerca de 75% das pessoas que tem vagina possuem a doença.

Apesar de não ser considerada uma DST (Doença Sexualmente Transmissível), ela pode ser transmitida através de relações sexuais, inclusive, homens também podem desenvolver.

A prevenção está ligada a baixa imunidade, por isso, é importante manter hábitos saudáveis, cuidar da região íntima, e acima de tudo, procurar um ginecologista quando perceber qualquer incômodo.

Síndrome do Ovário Policístico (SOP)

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é um tipo de doença causado por problemas hormonais, o que pode causar também cistos no ovário. Quem sofre com o problema, costuma ter um ciclo menstrual irregular e até dificuldades para engravidar.

Como é um problema ligado aos hormônios, não há prevenção a se seguir a risca. Porém, como a maioria dos problemas, é necessário manter hábitos saudáveis para evitar.

Por não ter cura, o que é recomendado pelos médicos é manter o corpo saudável e ativo para diminuir os sintomas da doença.

Cistite

Cistite é uma infecção ou inflamação na bexiga, geralmente causado por uma bactéria presente naturalmente no intestino. Qualquer um está sujeito a sofrer com a doença, porém com pessoas que tem útero se torna mais comum.

Os sintomas são: urinar com frequência, ardor quando urina, dores na bexiga, febre, e até sangue em casos graves. O diagnóstico é feito por um médico através de exames.

O tratamento varia de acordo com a gravidade da situação. Casos mais leves costumam se resolver através do próprio corpo.

Mas em casos graves, o uso de antibióticos ou quimioterápicos podem ser utilizados. É importante a consulta com um médico especialista.

Tags

Autor