TREND

O que é o DESAFIO EUPHORIA? especialistas alertam para os riscos da inalação de corretivo por crianças e adolescentes; entenda

Pais e educadores estão em alerta com viralização de desafio que simula consumo de droga

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 16/05/2022 às 16:22
Notícia
X

Apesar da classificação etária para maiores de 18 anos, a série ‘Euphoria’ (HBO) inspirou crianças e adolescentes a criar uma ‘trend’ nas redes sociais que pode ser perigosa para a saúde. O ‘Desafio Euphoria’ tem preocupado pais, além de educadores, já que grande parte dos vídeos do desafio são gravados no ambiente escolar.

O ‘Desafio Euphoria’ consiste na aspiração do pó resultando da raspagem de corretivo escolar seco, simulando o uso de cocaína. Na série, a personagem principal Rue (Zendaya) aparece usando diversos tipos de drogas, inclusive cocaína.

Os vídeos dos alunos fazendo o desafio são facilmente encontrados nas redes sociais, mas especialmente se tornaram virais no TikTok. Os especialistas alertam para os danos que a inalação do corretivo pode causar ao sistema respiratório das crianças e adolescentes que estão reproduzindo o desafio.

Risco de intoxicação

Além dos danos às mucosas e agravar casos de doenças inflamatórias das vias aéreas, como rinite e sinusite, a inalação de corretivo pode trazer o risco de algum tipo de intoxicação, segundo afirmam médicos ouvidos pelo portal G1.

A composição do corretivo contém dióxido de titânio, componente químico que já possui estudos em animais demonstrando os efeitos tóxicos sobre vários tipos de células (nervosas, pulmonares e sanguíneas). Em humanos, os efeitos ainda não são conhecidos, mas os estudos apontam ainda para depósito de cristais do dióxido de titânio no pâncreas.

Quais os riscos à saúde do ‘Desafio Euphoria’?

O presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Sérgio Amantéa, explica sobre os riscos da inalação de corretivo.

“O trato respiratório é uma estrutura complexa que estabelece uma grande interface com o meio externo. Possui uma função condutora de gases que será a responsável pelo direcionamento do oxigênio até as unidades alveolares responsáveis pela oxigenação do sangue. Assim, necessita de mecanismos de proteção para garantir a remoção de partículas inaladas e agentes infecciosos, que constantemente atingem sua camada mucosa de revestimento (desde as fossas nasais até os bronquíolos). Inflamação pode ser o resultado da agressão a essa mucosa, seja por agentes físicos ou químicos, de causas infecciosas ou alérgicas”, diz.

Assim, é possível ver o corretivo pode comprometer mecanismos de defesas e predispor infecções, além de poder provocar sangramento e ressecamento das vias aéreas respiratórias. De forma mais grave, pode promover crises ou agravar processos inflamatórios relacionados a asma brônquica ou rinite alérgica, além de ocasionar pneumonias químicas.

O desafio ainda pode estimular o consumo de drogas e ilícitas pelos jovens, que normalizam e até glamourizam o uso das drogas a partir das séries e filmes que mostram esse comportamento ‘normalizado’.

Escolas e pais em alerta

A disseminação do ‘desafio’ tem deixado pais e educadores em alerta. Algumas escolas chegaram a enviar comunicado aos pais para que estes ficassem de olho no que os filhos estão publicando nas redes sociais.

“Fiquem atentos aos celulares e conteúdos que os filhos têm acesso na internet. Estamos de olho em nossos alunos, caso ocorra dentro de nossa unidade os pais ou responsáveis serão chamados na escola”, escreveu a direção da escola Comendador Guilherme Giorgi, na Zona Leste de São Paulo.

A maior preocupação dos adultos que estão observando a prática é a normalização do uso de substâncias ilícitas que seria promovido por séries como ‘Euphoria’. Fica o aviso para observar o que as crianças e adolescentes estão fazendo e/ou consumindo como entretenimento, já que a série citada como inspiração para o desafio é voltada para o público adulto.

Tags

Autor