O que é o 'chip da beleza' que causou cicatrizes de acne na ex-BBB Flayslane? Entenda quais são os efeitos colaterais do procedimento
'Chip da beleza' tem se popularizado entre famosas prometendo a perda de gordura e ganho de massa muscular
A ex-BBB Flayslane mostrou em suas redes sociais cicatrizes de acne no rosto e explicou que foram efeitos colaterais após fazer um procedimento conhecido como “chip da beleza”. Em vídeo, a cantora enfatizou os pontos negativos de ter feito o procedimento.
- CABELOS CACHEADOS E CRESPOS: Como finalizar cabelos curtos? Confira 6 dicas para finalização dos cachos
- Como se remove tatuagem? Jovem que teve rosto tatuado por ex-namorado recebe ajuda de jornalista, mas processo é longo e doloroso
- Café faz mal? Quais são os benefícios do café? Nutricionista explica mais sobre uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros
"Agora o efeito do chip acabou, graças a Deus! Eu nunca tive espinhas no rosto na minha vida inteira, nunca! Eu tive nas costas durante a puberdade. No rosto, nunca", reforçou a artista.
Além de Flay, outras famosas já falaram sobre os efeitos colaterais do procedimento que promete, entre outras coisas, melhorar a aparência da pele e a perda de gordura. Entre elas, a youtuber Nah Cardoso, Carol Dias e Mariana Goldfarb.
Vale lembrar que o procedimento que é vendido sob o nome ‘chip da beleza’ não é aprovado pela Anvisa e não é recomendado pelos conselhos de medicina.
O que é o ‘chip da beleza’?
Ao contrário do que se imagina, o ‘chip da beleza’ não é um chip ou dispositivo eletrônico de verdade, mas uma técnica de implante hormonal de gestrinona, um derivado da testosterona.
O procedimento se popularizou ao propagar que ajudaria no emagrecimento, com a perda da gordura, e ganho de massa muscular, função da gestrinona no organismo. No entanto, a técnica foi criada para atuar no tratamento de endometriose, já que também é capaz de aliviar os sintomas e interromper o ciclo menstrual.
Por se tratar de um tratamento hormonal para fins de saúde, o uso estético não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. Ainda, o ‘chip da beleza’ não é autorizado pela Anvisa ou pelo Conselho Federal de Medicina, devido à ausência de estudos científicos que mostrem sua eficácia.
Quais são os efeitos colaterais do ‘chip da beleza’?
As celebridades que já vieram a público mostrar suas experiências negativas com o procedimento têm mostrado, principalmente, cicatrizes de acne severa no rosto. Entretanto, esse não é o único efeito colateral do ‘chip’.
Confira os principais efeitos negativos relacionados com o uso sem indicação do ‘chip da beleza’:
- Aumento de pelos no corpo e rosto;
- Queda de cabelo;
- Aumento da acne, devido à maior oleosidade da pele;
- Aumento dos níveis de colesterol;
- Sangramento fora do período menstrual;
- Inchaço;
- Aumento do clitóris;
- Alteração da voz;
- Alteração na fertilidade;
- Alterações cardíacas e hepáticas.
Apesar dos efeitos colaterais negativos, algumas mulheres possuem indicação para realizar procedimento hormonal. Entretanto, deve procurar um médico especialista para analisar os riscos e se não há contraindicação, como no caso de possuir doenças cardíacas, diabetes, colesterol alto, obesidade e alterações nos rins ou fígado.