COMPORTAMENTO

O que é positividade tóxica? Especialista explica quais efeitos da positividade tóxica no trabalho ou escola

A positividade tóxica pode trazer consequências negativas para o ambiente de trabalho e escolar

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 31/05/2022 às 11:58 | Atualizado em 15/08/2022 às 14:15
Notícia
X

Apesar de todos os benefícios que nos podem ser trazidos pelo otimismo, é preciso estar atento ao fato de que, muitas vezes, o pensamento positivo em excesso pode se tornar tóxica.

O pensamento positivo libera neurotransmissores que causam euforia, recompensa e satisfação, mas a positividade tóxica ignora emoções ruins e pode trazer muitas consequências negativas.

A positividade tóxica acontece quando adotamos uma atitude otimista em excesso, especialmente nas redes sociais, afastando ou negando qualquer fato negativo de suas vidas. Esse tipo de atitude que tende a um pensamento positivo em excesso em relação às adversidades da vida, podem trazer consequências negativas para outros que estão ao seu redor, já que emoções negativas nos levam a dimensões curativas sobre nossos comportamentos.

De acordo com o doutor em Neurociências e Biólogo, professor Fabiano de Abreu Agrela, a culpa, vergonha, falta de empatia, desenvolvimento e crescimento profissional prejudicado, incluindo consequências como aumento de ansiedade e seus reflexos na saúde mental, podem ser encarados como efeito espelhado da positividade tóxica na escola e até mesmo no trabalho.

Para ele, quando entramos em contato com nossa realidade, principalmente diante de situações 'negativas', a tendência é de ampliação de nossa “biblioteca comportamental” tendo um maior e melhor repertório de ações para a vida, buscando descobrir o podemos fazer para performarmos melhor, .

O professor aponta ainda que precisamos aprender a lidar com experiências ruins e dolorosas, pois senti-las e tratá-las, resulta em experiência e melhores opções para melhores resultados.

Ainda conforme Fabiano, a percepção do outro sobre sobre si e até de si mesmo e como se vê de verdade. “A rede social traz a semântica fantasiosa causadora do egoísmo, falta de empatia e outros indícios narcísicos”, completou.

O especialista reforçou que o mais importante é tentar alertar amigos e familiares a não caírem nas armadilhas da positividade tóxica. Novamente, para ele, o mais importante é entender os limites do outro.

“Lembre que uma pessoa que está com olhar de extrema positividade acaba ignorando os riscos envolvidos. A inteligência deriva principalmente da capacidade de análise de todo um panorama, seja negativo e positivo para o processo individual, levando a evolução da sociedade, que retorna e reflete em si mesmo”, finalizou.

Tags

Autor