Nesta terça-feira (20), a atriz Larissa Manoela falou nas redes sociais sobre mais uma doença que enfrenta. A atriz que já tinha revelado ter endometriose, explicou que foi diagnosticada com síndrome do ovário policístico.
"Ontem através de um ultrassom detalhado eu descobri que além de endometriose eu tenho também ovário policístico. Não é fácil ser mulher. O diagnóstico positivo assusta e confesso dar uma desestabilizada. Mas tô certa de que vou encontrar o melhor tratamento pra ambas as doenças!" Disse ela.
Entenda a doença:
O que é a SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO?
Muito comum nas mulheres, a síndrome do ovário policístico é um distúrbio hormonal caracterizado por mini bolsas com material líquido (cistos) no ovário.
A diferença entre 'cisto no ovário' e 'ovário policístico' está no tamanho e na quantidade de cistos. Sua descoberta acontece com exame ultrassom.
O que causa a SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO?
Ainda não se sabe, ao certo, uma causa específica para a síndrome, contudo, mais da metade das mulheres com policistos no ovário tem entre 30 e 40 anos e tem um déficit hormonal.
Sintomas da SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO
- Alterações menstruais – Podem ser de vários tipos. Em geral, as menstruações são espaçadas, a mulher menstrua apenas poucas vezes por ano. Mas também pode haver tanto menstruação intensa como ausência de menstruação;
- Hirsutismo – Aumento dos pelos no rosto, seios e abdômen;
- Obesidade – Há tendência à obesidade, sendo que ganho significativo de peso piora a síndrome;
- Acne – Em virtude da maior produção de material oleoso pelas glândulas sebáceas;
- Infertilidade;
- Também pode haver queda de cabelo e depressão.
*Informações da Biblioteca Virtual em Saúde (MINISTÉRIO DA SAÚDE)