O câncer de mama é um dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres em todo o mundo, mas esta doença também pode afetar homens. Essa doença que se desenvolve nas células do tecido mamário, podendo ser diagnosticada e tratada precocemente.
O Outubro Rosa é uma forma de campanha para promover a conscientização sobre o câncer de mama, visando mostrar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença. A campanha acontece anualmente no mês de outubro e leva como símbolo a cor rosa para fazer referência ao problema que acomete majoritariamente mulheres, e envolve uma série de atividades e eventos que visam disseminar conhecimento e arrecadar fundos para instituições de pesquisa e tratamento do câncer.
Confira a seguir o que é o câncer de mama, seus principais sintomas e as opções de tratamento disponíveis.
O QUE É O CÂNCER DE MAMA?
O câncer de mama é provocado pelo desenvolvimento de tumor maligno na mama. Normalmente, o câncer de mama acomete as glândulas produtoras de leite (lobos) ou os dutos de leite.
As células cancerígenas podem se espalhar para outras áreas do corpo através do sistema linfático ou do sangue, dificultando o tratamento.
SINTOMAS DO CÂNCER DE MAMA
Saiba quais são os principais sintomas do câncer mamário.
1. Nódulo mamário
O sintoma do câncer de mama mais comum é a presença de nódulo ou caroço na mama, que geralmente se desenvolve de forma indolor.
2. Textura da Pele
A presença de pele avermelhada, descamação, enrugamento ou retração podem indicar o câncer de mama.
3. Alterações no mamilo
A percepção de alterações no formato ou na direção do mamilo, secreção sanguinolenta ou outro líquido do mamilo são indicativos da doença.
4. Dor nos seios
Apesar da maioria dos nódulos não serem dolorosos, algumas mulheres podem relatar dor local.
5. Inchaço
O inchaço ou tamanho incomum da mama deve ser observado e avaliado.
6. Contorno da Mama:
Qualquer alteração notável no formato ou no contorno da mama deve ser relatada ao médico.
CÂNCER DE MAMA: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
O diagnóstico do câncer de mama envolve uma combinação de exames, incluindo mamografia, ultrassonografia, biopsia e ressonância magnética. O autoexame é uma parte importante da prevenção e descoberta do desenvolvimento da doença. Tocar as mamas regularmente e observar as possíveis mudanças são ações importantes de cuidado.
Já o tratamento do câncer de mama pode variar conforme o estágio da doença, o tipo de câncer e condições individuais da paciente. As opções de tratamento envolvem cirurgia para remoção da mama ou apenas do tumor, radioterapia, quimioterapia e terapia alvo, que consiste no uso de medicamentos para ação sobre as células cancerígenas, terapia hormonal e imunoterapia.
O câncer de mama é uma condição séria, por isso, é imprescindível estar atento aos sintomas e manter exames preventivos em dia. A conscientização e a educação são essenciais na luta contra essa doença.