Covid-19

Suposições sobre remédios 'têm sido uma festa para as farmácias', afirma secretário de Saúde de Pernambuco

André Longo lembrou que não ha comprovação científica de medicamentos eficazes na prevenção do novo coronavírus

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 16/04/2020 às 19:07 | Atualizado em 16/04/2020 às 21:10
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Entrevista coletiva sobre o balanço do número de casos de covid-19 em Pernambuco - FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, em entrevista coletiva virtual, na tarde desta quinta-feira (16), realizada no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, voltou a destacar que as suposições de possíveis tratamentos preventivos contra o novo coronavírus (covid-19) só incentivam a automedicação. Para o chefe da pasta no Estado, tais suposições "têm sido uma festa para as farmácias".

>> 'Quem vai convencer os governadores vai ser o povo fazendo manifestações', diz Bolsonaro sobre reabertura do comércio

>> Nelson Teich fala em "alinhamento completo" com Bolsonaro, mas diz que não haverá "movimento brusco"

>> 'A ciência é a luz', diz Mandetta ao se despedir do Ministério da Saúde

 

"Quando se anuncia isso (possíveis remédios contra a covid-19), todo mundo corre para as farmácias para uma compra indiscriminada de medicamentos e acaba estimulando a automedicação", afirmou André, que completou informando que "não há comprovação de nada (medicamento) que seja eficaz na prevenção".

Participaram da coletiva o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia; e Luciana Albuquerque, secretária executiva de vigilância à saúde. Jailson lembrou que dezenas de tratamentos funcionam bem em um tubo de ensaio, nos laboratórios, mas "daqui que se possa ter a sequência dos estudos que mostrem que funcionam em animais de laboratórios ou até que em humanos, é um caminho enorme". "Não há justificativa para nenhuma de automedicação, principalmente, na ilusão de que eles possam ser preventivos", indicou.

>> 'O Brasil tem que voltar a trabalhar', diz Bolsonaro ao lado do novo ministro da Saúde

>> Bolsonaro é alvo de panelaço no Recife durante pronunciamento sobre saída de Mandetta

>> Bolsonaro estuda enviar projeto de lei ao Congresso determinando quais são as atividades essenciais no isolamento social do coronavírus

O secretário do Recife completou com uma recomendação às pessoas que têm o costume de se automedicar: "o que previne a infecção pelo vírus é isolamento social, lavagem das mãos e medidas da chamada etiqueta respiratória".

Capacidade para atender pacientes

André Longo informou que após pouco mais de 30 dias do primeiro caso da covid-19 ser registrado em Pernambuco, o Estado já conseguiu colocar 256 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) à disposição do Sistema de Saúde. 

"Se nós pegarmos os quatro últimos hospitais que foram abertos no Estado de pernambuco: Hospital Miguel Arraes, Hospital Dom Hélder, Hospital Pelópidas e Hospital Mestre Vitalino, os quatro juntos têm 130 leitos de UTI", comparou.

Saída de Mandetta do Ministério da Saúde

Os secretários também comentaram sobre a saída do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, após ser demitido, na tarde de hoje, pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ambos lamentaram a saída de Mandetta do comando da pasta. "Perdemos gente muito qualificada tecnicamente, esperamos que a linha técnica seja mantida, essa é a maior preocupação nossa, de Pernambuco", disse André.

O secretário estadual ainda acrescentou que o momento exige uma união nacional e que é muito complicado que pessoas do mesmo poder (Executivo) possam fazer dois tipos de discursos para a população. Para Longo, isso foi "certamente um dos motivos que gerou essa instabilidade no Ministério da Saúde (MS). É preciso adotar uma linha e a gente espera que essa linha seja técnica, para que a gente não brinque com a vida das pessoas", finalizou o médico.

Jailson Correia destacou que "não se admite amadorismo em um momento que o mundo inteiro está enfrentando o maior desafio da nossa era" e que o MS vinha conduzindo com imensa responsabilidade as ações em todo o país.

Assista a coletiva

 

Comentários

Últimas notícias