Google

Aniversário do Google: Veja curiosidades sobre a marca que completa 23 anos nesta segunda-feira

A plataforma se firma na atualidade como a plataforma de busca mais utilizada na internet

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 27/09/2021 às 14:31
Notícia
X

Nesta segunda-feira (27), o buscador Google comemora seu aniversário de 23 anos de existência. Nascida de um projeto universitário, a plataforma se firma na atualidade como a plataforma de busca mais utilizada na internet. Segundo o site Search Engine Land, a plataforma registra 63 mil buscas por segundo em até 150 línguas.

>> Google melhora ferramentas para combinar trabalho à distância e presencial

A plataforma também se consolidou como um modelo de negócios, onde integra várias outras empresas desde 2010. Ao sistema Google pertencem a Android, YouTube, Waze e AdSense, além de outras empresas. Além de que, o buscador oferece aos usuários outras ferramentas como Gmail, Google Maps, Google Drive e Google Chrome.

Veja algumas curiosidades sobre a marca:

1. Primeiro nome

Antes de ser conhecida como é hoje, o buscador teria se chamado “Barckrub”, termo em inglês que quer dizer algo como “massagem nas costas”. O nome surgiu em referência ao sistema de busca e ranqueamento de sites com base nos links de outras páginas.

Não se sabe ao certo como o nome “google” foi estabelecido, mas acredita-se que é a escrita incorreta de “googol”, um termo matemático.

2. Doodle

Reprodução/Google
Empresa comemora seus 23 anos em 2021. - Reprodução/Google

O primeiro Doodle teria surgido em 30 de agosto de 1998, para avisar aos usuários que no dia que estava acontecendo um festival, em Nevada, EUA, os trabalhadores da empresa não estariam disponíveis para resolver problemas técnicos.

A imagem diferente do nome da empresa na plataforma chamou atenção de todos e se tornou algo incorporado à empresa nas datas comemorativas. Os doodles apresentam um visual que remete à comemoração do dia e em alguns é possível interagir com jogos ou música.

3. Data Centers

Na empresa de tecnologia “guardar” toda a informação que circula é bem importante. Computadores ultra-sofisticados e data centers são responsáveis pelo armazenamento da empresa. Os equipamentos são formados por conjuntos de tubulações que levam água para resfriá-los, além de incontáveis fios.

4. Oportunidade

A dupla fundadora do buscador, Larry Page e Sergey Brin, teria tentado vender a plataforma por US$ 1 milhão, em 1999. A proposta não foi aceita pro nenhum comprador.

Hoje a marca é avaliada em US$ 207,5 bilhões, sendo a segunda marca mais valiosa do mundo, segundo a Forbes.

5. Animais de estimação

Os funcionários têm permissão de levar os seus cachorros para um dia de trabalho na empresa. A condição é que os animais sejam comportados e não façam cocô dentro da unidade.

 

*Com informações do G1

 

Tags

Autor