ACUSAÇÃO

País europeu manda população jogar fora celulares da Xiaomi; entenda

"Nossa recomendação é não comprar novos telefones chineses e se livrar dos já comprados o mais rápido possível", disse o vice-ministro da Defesa da Lituânia

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 27/09/2021 às 13:33 | Atualizado em 27/09/2021 às 13:39
Notícia
X

O governo da Lituânia, recomendou que os cidadão não adquirissem smartphones da Xiaomi e os que já tivessem algum aparelho da marca chinesa se desfizessem. Segundo o Ministério de Defesa do país europeu, os celulares tinham ferramentas de detecção e censura de termos em prol da independência de Taiwan - território autodenominado independente que sofre reivindicação de domínio da China.

 

Em relatório, publicado na última terça-feira (22) a gestão do país europeu indicava que a versão Mi 10T 5G, da Xiaomi, teria a função de censura ativada remotamente pela empresa. “Nossa recomendação é não comprar novos telefones chineses e nos livrar dos já comprados o mais rápido possível”, disse o vice-ministro da Defesa da Lituânia, Margiris Abukevicius, segundo o jornal South China Morning Post.

Segundo o veículo, a Xiaomi teria negado as acusações. “A Xiaomi nunca restringiu ou bloqueará qualquer comportamento pessoal de nossos usuários de smartphones, como pesquisa, ligação, navegação na web ou o uso de software de comunicação de terceiros”, disse a empresa em comunicado.

Nesta segunda-feira (27), a empresa chinesa afirmou que estaria contratando especialistas para apurar as acusações feitas pelo governo da Lituânia, enquanto contestam a “caracterização de certas conclusões''. A Xiaomi não chegou a especificar qual organização conduziria a avaliação, mas disse à imprensa internacional que seria uma empresa com sede na Europa.

Tags

Autor