ENTENDA O CASO

Marcius Melhem consegue, via Justiça, impedir nova reportagem sobre as denúncias de assédio contra ele; "Censura", diz revista

Repórter conta que apurou mais detalhes e desdobramentos sobre os casos

Imagem do autor
Cadastrado por

Romero Rafael

Publicado em 25/08/2021 às 19:53 | Atualizado em 25/08/2021 às 20:13
Notícia
X

A revista Piauí revelou, nesta quarta-feira (25), que desde o dia 12 de agosto está proibida de publicar uma reportagem com os desdobramentos das denúncias de assédio moral e sexual contra Marcius Melhem, ex-diretor do Departamento de Humor da TV Globo. Foi a Piauí que trouxe o caso à tona, em dezembro do ano passado, quando noticiou que, pelo menos, oito mulheres fizeram denúncias à TV Globo contra Melhem. De todas, sabe-se apenas de Dani Calabresa, caso que havia sido ventilado, mas não confirmado, um ano antes.

O repórter João Batista Jr., que assina a primeira reportagem sobre o caso e escrevia a nova matéria, disse ter entrado em contato com a assessora de imprensa de Marcius Melhem. Contou fatos que apurou e pediu entrevista. No ínterim entre o envio de perguntas e o prazo para as respostas, Melhem e seus advogados conseguiram, via Justiça, que a matéria fosse submetida a censura prévia e, assim, impedida.

A decisão foi tomada pela juíza Tula Corrêa de Mello, da 20ª Vara Criminal da Justiça do Rio de Janeiro, que determinou "a suspensão, pelo tempo que durarem as investigações, da publicação de matéria na revista piauí ou seu respectivo site".

A magistrada determinou também multa de R$ 500 mil mais recolhimento dos exemplares da revista nas bancas e remoção da reportagem no site, caso sua decisão seja descumprida.

De acordo com João Batista Jr., Marcius Melhem processou a revista Piauí após a matéria de dezembro do ano passado, acusando ser "mentirosa e tendenciosa". O repórter enfatiza ter ouvido 43 pessoas. A nova reportagem, conta ele, traz novos desdobramentos, com relatos e detalhes que numa matéria sobre o impedimento, publicada no site da revista, aparecem cobertos de preto, censurados. A Piauí recorre da decisão judicial.

Quando o caso começou

Até a matéria publicada pela revista Piauí em dezembro do ano passado, consolidando os fatos, sabia-se apenas que havia um caso de assédio sexual denunciado por Dani Calabresa contra Marcius Melhem, de que não se tinha muita informação, noticiado pela primeira vez um ano antes, pelo jornalista Leo Dias.

A denúncia foi levada ao Compliance da TV Globo, que investigou mas não condenou Marcius Melhem, que em seguida deixou o Departamento de Humor e pediu afastamento. A emissora também não deu retorno à humorista.

Até que, em agosto, Marcius Melhem saiu da emissora, segundo nota da empresa, após uma decisão em comum acordo - ou seja, sem ter relação com a denúncia feita por Dani Calabresa.

Tags

Autor