GOLPES

"Assitir Round 6": criminosos usam sucesso da série para aplicar golpes através de sites e aplicativos

Cibercriminosos estão desenvolvendo aplicativos e streamings falsos com anúncios que visam a roubar dados dos usuários; saiba como se proteger

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 22/10/2021 às 16:04 | Atualizado em 22/10/2021 às 18:46
Notícia
X

Ciber criminosos estão aproveitando o sucesso estrondoso da série Round 6, produzida pela Netflix, para aplicar golpes. Através de aplicativos e sites que oferecem imagens, hits e episódios gratuitos da série, milhares de programas maldosos têm sido instalados ocultamente em diversos dispositivos eletrônicos.

De acordo com Lukas Stefanko, pesquisador da companhia de segurança ESET, mais de 5 mil celulares foram infectados por um vírus através de um aplicativo que prometia wallpapers - ou papéis de parede - com imagens da série.

Neste caso, fãs da série baixam o aplicativo com o intuito de encontrar fotos da obra, mas ao realizarem download do programa, acabavam instalando em seu smartphone um vírus capaz de roubar dados e cadastrá-los em serviços pagos via SMS - sem autorização do usuário. Este APP, porém, não está mais disponível, segundo informou o Google. 

Já a Avast, empresa de soluções em segurança digital, afirmou que outros aplicativos, também utilizando a fama de Round 6, escondem vírus capazes de bombardear o usuário de anúncios indesejados e espionar seus celulares. Além disso, alguns sites com episódios gratuitos da série ou games, repletos de anúncios maliciosos e possíveis vírus, podem representar risco e roubar dados pessoais. 

Como se prevenir? 

Para te ajudar na prevenção destes golpes, a reportagem do JC preparou 5 dicas práticas de cuidados para você tomar no dia a dia. Confira: 

1- É importante salientar a importância de não fazer downloads de aplicativos desconhecidos sem antes pesquisar a respeito, ler comentários e buscar saber sobre as permissões que o programa pede ao seu celular;

2- É recomendado atualizar o sistema operacional do seu smartphone sempre que uma nova versão estiver disponível;

3- Ter um antivírus instalado é de grande valia. Estes programas informáticos são desenvolvidos para prevenir, detectar e eliminar vírus dos seus dispositivos digitais, e devem ser explorados;

4- Evite assistir séries online - ou baixá-las - em sites desconhecidos

5- Não faça downloads de aplicativos fora da loja do seu celular. Apenas compre e baixe apps pela AppStore ou Google Play. 

Tags

Autor