5G é expandido em Pernambuco; veja cidade com 5G além do Recife

Operadoras começam a expandir sinal do 5G em Pernambuco
Lucas Moraes
Publicado em 24/01/2023 às 15:02
Conexão 5G começa a ser expandido em Pernambuco Foto: COTTONBRO/PEXELS


As operadoras Claro e Vivo expandiram a ativação do sinal 5G em Pernambuco. Utiizando as frequências adquiridas no leilão realizado pela Anatel em 2021, de 2,3GHz e 3,5GHz, a conexão agora passa a estar disponível fora da capital, Recife. 

As operadoras estão dando prosseguimento ao cronograma estabelecido pelo Gaispi/Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para as localidades com mais de 500 mil habitantes, já que todas as capitais do País já contam com o serviço 5G. 

Em Pernambuco, desde o ano passado, a Anatel já havia liberado a ativação do sinal 5G nas cidades de Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes. 

As operadoras optaram por iniciar a expansão da ativação por Jaboatão dos Guararapes, que começou a ter a conexão disponível desde a segunda-feira (23). 

Nas cidades anunciadas pela Anatel no plano de antecipação, a ativação da rede 5G podeia ser feita a partir do dia 1º de janeiro de 2023. Da data em diante, os compromissos de abrangência previstos no edital começam a vencer em 2025. Ou seja, as operadoras têm até lá para fazerem a liberação.

Em Jaboatão, a ativação do sinal 5G foi feita em áreas do bairro de Candeias, Piedade e Guararapes, no caso caso da Claro. 

A operadora Vivo fez a ativação nos bairros de Cajueiro Seco, Cavaleiro, Centro, Guararapes, Jardim Jordão, Piedade, Prazeres e Socorro.

Segundo a Vivo, o 5G está disponível para todos os clientes da empresa. Para acessar, é preciso possuir um aparelho compatível – a Vivo conta com 57 modelos em seu portfólio, entre smartphones e tablets – e estar dentro da área de cobertura, sem tarifação extra pelo acesso.

Atualmente, a Vivo tem em sua base mais de 4,9 milhões de clientes com aparelhos com a nova rede. Neste primeiro momento, os clientes terão uma navegação ainda mais veloz e melhor experiência no uso e consumo de conteúdos multimídia ou nos jogos online de alta resolução, por exemplo.

A experiência de velocidade do usuário será até dez vezes mais rápida que o 4G. Espera-se que a nova tecnologia realize download de um arquivo de 1GB em aproximadamente dez segundos, dependendo do volume de tráfego no momento.

Já a Claro diz que a adoção do Claro 5G+ não vai exigir nenhuma alteração de contrato. Qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao Claro 5G+ sem necessidade de mudar de plano ou de chip. E, para o cliente que quiser ampliar a franquia de dados, a Claro disponibiliza um portfólio de planos Pós-Pago.

Anatel Libera mais cidades

Nessta terça-feira (24), a Anatel confirmou a liberação das ativações de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz em mais 78 municípios situados nas proximidades de capitais ou de cidades com mais de 500 mil habitantes. 

No caso de Pernambuco, entraram na lista Camaragibe e o Cabo de Santo Agostinho. Essas cidades, no entanto, dependem da disposição das operadoras, assim como já é o caso de Olinda e Paulista, que já contam com a liberação. 

De acordo com a Anatel, até o final do semestre, quando serão liberadas centenas de municípios, com a previsão de que sejam alcançadas 1610 cidades.  

Até o momento, 140 municípios já foram liberados pelo GAISPI para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standalone. Com isso 38,5% da população já tem potencial para ser beneficiada, de acordo com as ativações das prestadoras.

 

TAGS
Conexão 5G Operadoras de celular
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory