VERIFICADO TWITTER: usuários alertam que 'selo azul' voltou mesmo sem assinarem o serviço; entenda o caso
O selo voltou para alguns usuários mesmo eles informando que não pagam pelo serviço.
Desde ontem (22), usuários do Twitter vem publicando sobre o selo de verificação que voltou a reaparecer para alguns perfis.
Na última quinta (20), a rede social removeu o selo para aqueles que não aderiram ao serviço mensal "Twitter Blue", uma assinatura para manter o selo de verificado na plataforma.
Usuários como Felipe Neto, vem chamando atenção pelo fato de alertarem as outras pessoas que, apesar dele não utilizar o serviço pago, o selo voltou.
Felipe removeu o selo "à força" e publicou nas redes sociais:
Há outros relatos como o do ator Ian McKellen, que publicou, ironicamente, que "não está pagando pela honra" de ter o selo de verificação:
Despite the implication when you click the blue badge that has mysteriously re-appeared beside my name, I am not paying for the "honour".
— Ian McKellen (@IanMcKellen) April 23, 2023
A jornalista Rosanna Hermann explicou em sua conta que a ideia era fazer com que os perfis utilizassem o serviço do Twitter Blue.
Após um movimento chamado "Block The Blue" (Bloqueie o azul, em tradução) que pedia o bloqueio de quem tivesse o selo azul, tanto a conta "BlockTheBlue" quanto a hashtag foram banidas da plataforma.
Segundo a jornalista, a rede social tirou e recolocou o selo do perfil da jornalista Cristina Lobo, já falecida.
A rede social ainda não explicou o motivo dos selos voltarem para alguns usuários mesmo eles não pagando pelo serviço.
Musk e o Twitter
Desde que comprou a rede social, o bilionário Elon Musk modificou as políticas do selo de verificação. Cada selo tem uma cor e é direcionado a um tipo específico de usuário:
- cinza – governos e políticos
- azul – usuários do Twitter Blue
- dourado – empresas ou perfis comerciais