O Bradesco embarca no Porto Digital, maior parque tecnológico urbano da América Latina, localizado no Recife, durante o REC ‘n’ Play. Principal festival de tecnologia organizado pelo Porto, o evento acontece de 18 a 21 de outubro, no Bairro do Recife. A chegada do Bradesco traz dois marcos importantes: a aposta do banco em um centro de inovação no Nordeste e a estreia de uma instituição financeira tradicional no parque.
Atualmente, o Bradesco conta com núcleos de inovação em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). A entrada no Recife amplia a representatividade geográfica do banco. "Ter uma estrutura física no Nordeste faz todo o sentido para a gente não só pela importância econômica e empreendedora da região, mas também pela sua diversidade. O Porto Digital é uma referência nacional e temos uma relação com eles desde 2019", pontua a diretora de TI do Bradesco, Cristina Pinna.
Inaugurado no ano 2000, o Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil e um dos representantes da nova economia de Pernambuco. Na Ilha do Bairro do Recife estão instaladas 365 empresas, com faturamento estimado em R$ 4,75 bilhões e geração de 17 mil postos de trabalho. O parque atua nos eixos de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), com destque nos segmentos de games, cine-vídeo, animação, música, fotografia e design.
"Nossa história com o Bradesco é antiga. Vem desde 2019, quando assinamos um convênio de cooperação técnica com o Inovabra - braço de inovação do banco. Ficamos felizes em auxiliar a empresa no seu processo de inovação e será um marco para nós, porque hoje temos fintechs entre as nossas embarcadas, mas ainda não tínhamos uma instituição financeira tradicional de grande porte", conta a diretora executiva do Porto Digital, Mariana Pincovsky.
O Bradesco ainda não divulgou o endereço do seu centro no Recife, mas adianta que a expectativa é que esteja funcionando até dezembro com 80 pessoas. Em 2019, a instituição foi patrocinadora do REC ‘n’ Play pela primeira vez e repete a dose este ano, em que passa a ter uma base no Estado.
O objetivo do Bradesco em embarcar no Porto Digital é reforçar e descentralizar sua estratégia de transformação digital no País. A instituição está interessada não só no capital humano formado aqui, mas também na diversidade cultural, de gênero, raça, idades, experiências e geográfica da região. Estar no Nordeste também significa conhecer melhor o cliente local.
O banco investe cerca de R$ 6 bilhões por ano em infraestrutura de tecnologia e inovação e em programas de segurança digital. "Hoje 98% das transações do banco são feitas pelos canais digitais. A pandemia da covid-19 acelerou a transformação digital. Nossas parcerias com o Porto Digital, universidades e startups é para acelerar a busca de soluções para os clientes. Nossa proposta não é apenas oferecer serviços, mas realizar o sonho das pessoas", destaca Cristina Pinna.
A executiva destaca, ainda, que um dos diferencias do Porto Digital e que faz do Parque uma referência nacional é a ação coordenada entre governo, academiae indústria, que ainda não é comum no Brasil.
600 PESSOAS CONTRATADAS
A chegada do Bradesco ao Porto Digital também vai representar a contratação de 600 profissionais até 2025. Serão vagas para para desenvolvedores, Tech Leads, Analistas S.R.E e de Qualidade de Software, além de talentos nas áreas de Arquitetura e Cyber Security. Para saber mais informações sobre as vagas o canal é o https://bradesco.csod.com/ux/ats/careersite/8/home/requisition/46216?c=bradesco
Assim como o Bradesco vai contribuir com o 'encarreramento' das pessoas, permitindo a inserção no mercado de trabalho e evitando a evasão de talentos, o Porto Digital vem promovendo um trabalho de formação de capital humano, tentando reduzir o décitit de profissionais de TI no País. A chegada de grandes empresas como Accenture e NTT DATA, uma das maiores consultorias de TI e negócios do mundo.
"Em dezembro deste ano vamos formar a primeira turma de curso tecnológico do Embarque Digital, programa que forma capital humano especializado na área de Tecnologia da Informação e Comunicação no Recife, numa parceria do Porto Digital com a Prefeitura do Recife. A proposta é formar 2 mil jovens", destaca Mariana Pincovsky.
A realização do REC ‘n’ Play é outra estratégia para estimular o interesse pela tecnologia. "O festival é uma tentativa de desmistificar que a tecnologia é algo distante. Durante os dias do evento se cria um imaginário de tecnologia na cidade", afirma Mariana. A presença do Bradesco como patrocinador do evento e empresa embarcada no Porto Digital reforça a posição do Recife como referência e inspiração nacional em tecnologia e inovação.