Sam Altman foi demitido do cargo de CEO e saiu do conselho da OpenAI, na última sexta-feira (17). O motivo da saída foi supostamente após uma "falha nas comunicações", de acordo com uma fonte interna da Reuters. Contudo, o executivo já tem o cargo de líder na equipe de pesquisa em Inteligência Artificial (IA) na Microsoft. A informação foi confirmada por Satya Nadella, no final deste domingo (19).
Junto com Altman, Greg Brockman, cofundador da OpenAI, também ingressará na Microsoft após sua demissão. Atualmente, a OpenAI está sendo assumida por Mira Murati, diretora de tecnologia da companhia, mas de forma temporária.
Emmet Shear assume a nova governança da OpenAI
Agora, Emmet Shear é nome do CEO interino da OpenAI, de acordo com Reuters. Shear é cofundador do site de streaming de vídeo Twitch e deixou a propriedade para a Amazon no início deste ano.
"Aceitei este trabalho porque acredito que a OpenAI é uma das empresas mais importantes que existem atualmente. Quando o conselho compartilhou a situação e me pediu para assumir a função, não tomei a decisão levianamente. Em última análise, senti que tinha o dever de ajudar, se pudesse.", afirmou Shear em postagem no X.
Além disso, o executivo aproveitou o anúncio da sua chegada na OpenAI negando boatos sobre a saída de Sam Altman.
"O conselho *não* removeu Sam por causa de qualquer desacordo específico sobre segurança, o raciocínio deles era completamente diferente disso. Não sou louco o suficiente para aceitar esse trabalho sem o apoio do conselho para comercializar nossos modelos incríveis.", finalizou Shear.