CHATGPT

Minha namorada é uma IA: Loja do ChatGPT vende robôs que simulam namoradas e ex-namoradas virtuais

Mesmo burlando as políticas da OpenAI, loja vende namoradas virtuais de IA

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 16/01/2024 às 12:31 | Atualizado em 16/01/2024 às 12:40
Notícia
X

Não é uma cena do filme 'HER' (2013), mas bem que poderia ser. A recém-lançada GPT Store da OpenAI, loja dona do ChatGPT, já conta com uma variedade de modelos conversacionais que simulam namoradas e, até mesmo, ex-namorada virtuais.

Uma das primeiras sugestões que aparece ao escrever "girlfriend" (namorada, em inglês), é o chatbot Judy, que já é implementada em mais de 1 mil chats dos usuários. De acordo com a descrição, "
Sou Judy, sua querida namorada, fluente em todos os idiomas".

GPT Store.
Chatbot Judy. - GPT Store.

Contudo, a lista ainda é extensa e conta com um chatbot que simula uma conversa com a ex-namorada.

Ao acessar os chats, "Compartilhe comigo seu segredo mais obscuro" ou "Como é a garota dos seus sonhos" são sugestões de conversa.

OpenAI aceita criar namoradas virtuais?

De acordo com o site Quartz, desde o lançamento da loja, a empresa proíbe modelos GPTs dedicados a "promover companheirsmo romântico ou realizar atividades regulamentadas".

Contudo, a realidade na GPT Store é outra. Enquanto as políticas de uso, até mesmo do próprio ChatGPT, impede o uso para relacionamentos amorosos, muitos utilizam os bots para se envolver.

GPT Store.
Lista de modelos que simulam namoradas virtuais na GPT Store. - GPT Store.

O tema levanta a preocupação de diversos cientistas e empresários: a regulamentação da inteligência artificial (IA), vista como uma necessecidade emergente após o sucesso do ChatGPT.

A responsabilidade da OpenAI em relação aos produtos na loja também deve ser apontada para que usuários não sejam manipulados pelos modelos.

Tags

Autor