Resíduos sólidos

Pernambuco ainda em busca da erradicação dos lixões

Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade está entregando Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos para acabar com lixões em 106 municípios. Até março de 2018 mais 47 cidades serão contempladas

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 29/12/2017 às 8:08
Foto: Divulgação/CPRH
Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade está entregando Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos para acabar com lixões em 106 municípios. Até março de 2018 mais 47 cidades serão contempladas - FOTO: Foto: Divulgação/CPRH
Leitura:

A quatro anos do prazo para erradicação dos lixões no Brasil, prefeituras de 106 municípios pernambucanos que ainda descartam os resíduos sólidos em locais sem controle sanitário começam a se preparar para fazer a destinação correta dos entulhos. Por lei, as cidades têm até 2021 para implantar o Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos (PIRS) e transformar os lixões em aterros sanitários.

“Concluímos os planos na semana passada e já iniciamos a entrega dos documentos”, informa o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier. O PIRS, diz ele, faz o diagnóstico da região, define formas para remediar os lixões, aponta os tipos de tratamento possíveis para lixo hospitalar, material orgânico e reciclável, com o custo estimado para cada um deles.

Também são indicados locais para os aterros, com valor do empreendimento, e sugeridas ações de inclusão social e de educação ambiental. “O plano cria as condições para os municípios se adaptarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos”, declara o secretário. Publicada em 2010, a Lei Federal nº 12.305 determinava o fim dos lixões em 2014. O prazo não foi respeitado e acabou sendo prorrogado para 2021.

De acordo com Sérgio Xavier, 153 municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão não fizeram os planos, que definem o sistema de gestão do lixo, por limitações financeiras e técnicas. Os documentos foram elaborados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade com recursos do Ministério do Meio Ambiente (R$ 1,1 milhão) e do governo de Pernambuco (R$ 700 mil).

Economia

A secretaria produziu os PIRS por agrupamento. “Finalizamos o documento para cinco agrupamentos, o que corresponde a 106 municípios”, diz Sérgio Xavier. Até março de 2018 o governo encerra o dois últimos, para 47 municípios. Na avaliação do secretário, o plano estabelece uma nova base de economia para o Estado, com a eliminação dos lixões. “Os municípios podem organizar uma cadeia produtiva, com geração de emprego e inclusão social”, destaca.

Hoje, 25% do lixo produzido em Pernambuco é de material reciclável. No entanto, o reaproveitamento não chega a 1%, observa o secretário. “Metade é lixo orgânico, que pode gerar compostagem e energia”. Acabar com os lixões e d a destinação correta ao resíduos sólidos, acrescenta, é um caminho para fortalecer a economia.

Em relatório divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) este ano, com base em dados referentes ao período de 2012 a 2015, dos 184 municípios pernambucanos, 126 continuavam destinando os resíduos de forma inadequada, em lixões. Apenas 33 cidades faziam o depósito em aterro sanitário e 25 utilizavam aterro controlado.

Últimas notícias