MOVIMENTO JUNTOS PELA EDUCAÇÃO

Caruaru vai investir R$60 milhões em educação

Projeto quer neutralizar os rankings de reprovação (17%), abandono escolar (6%) e distorção da idade/série ao ano (23%)

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 25/07/2017 às 11:11
Foto: Isabelle Figueirôa/NE10
Projeto quer neutralizar os rankings de reprovação (17%), abandono escolar (6%) e distorção da idade/série ao ano (23%) - FOTO: Foto: Isabelle Figueirôa/NE10
Leitura:

A Prefeitura de Caruaru vai lançar nesta terça (25) o “Movimento Juntos pela Educação”. A reforma vem em um momento no qual a educação do município vem apresentando resultados educacionais muito abaixo das metas projetadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Ao todo, Caruaru receberá um investimento inicial de cerca de R$60 milhões na área educacional. O evento acontece às 17h, na Escola Municipal Josélia Florêncio, no bairro São João da Escócia.

O objetivo do projeto é melhorar a qualidade do ensino, garantindo a todos os estudantes acesso, permanência e o sucesso escolar, neutralizando os rankings de reprovação (17%), abandono escolar (6%) e distorção da idade/série ao ano (23%). Todos os números foram avaliados pelo Instituto Qualidade no Ensino (IQE) e debatidos com a gestão municipal, por meio da Secretaria de Educação.

Com a implantação do “Movimento Juntos pela Educação”, a gestão municipal acredita que será possível combater as causas do fracasso escolar que envolve, dentre outras questões, a precariedade das escolas, equipamentos e recursos pedagógicos insuficientes e desatualizados, a ausência de programas para formação continuada e de política de valorização profissional, além da inexistência de proposta pedagógica e de política adequada de educação de tempo integral e inclusiva.

Será anunciada a seleção de 80 novos gestores; a realização de curso de formação de gestores em processos de gestão escolar por resultados; plano de cargos e carreiras dos profissionais da educação revisado; a implementação de 138 escolas funcionando em rede, com mobiliários e equipamentos adequados; 2.350 professores serão capacitados, com ferramentas tecnológicas inovadoras, notebooks e bônus para aquisição de livros.

“Os impactos de uma educação de qualidade são extensos e profundos, pois esta pode garantir o desenvolvimento social, econômico e cultural de um povo. O Programa Juntos pela Educação demonstra o compromisso da Gestão Municipal em promover uma educação pública de qualidade. O novo enfoque é cuidar de aluno por aluno e transformar Caruaru pela educação”, ressalta
Raquel Lyra.

Metas

Entre as ações e metas do “Juntos pela Educação” estão 138 escolas com matérias esportivo adequado para práticas dos esportes e equipes preparadas para participação de torneios internos e jogos escolares; 40.731 estudantes com fardamento e kit de material didático; 138 escolas atendidas com o Programa Aprender com Saúde, com atendimento de médico oftalmologista e
dentista e diário escolar digital.

Além disso, o programa objetiva a ampliação e requalificação de 138 escolas; a construção de creches que vai ampliar a oferta de forma a atender 8 mil crianças até 2020; a ampliação da oferta de Educação em Tempo Integral; a requalificação e equipagem de 80 bibliotecas escolares; mobiliário e equipamentos de 80 laboratórios de informática; viabilização de laboratórios móveis em 58 escolas da zona rural; escolas monitoradas por câmeras com acesso dos alunos por biometria.

O projeto também pretende levar cultura, esporte, lazer, cidadania aos estudantes. O movimento promoverá acesso ao teatro para os alunos da rede; 580 estudantes de 10 escolas serão qualificados para atuarem como Agentes do Meio Ambiente; 10 escolas vão ser abertas nos finais de semana com atividades esportivas, culturais e de formação em direitos humanos e cidadania.

Últimas notícias