Cachorros

ParCão, área de lazer para cachorros, é implantado no Parque Santana

Projeto da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, o ParCão fica na Zona Norte da cidade e tem brinquedos para os bichos se exercitarem

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 29/07/2016 às 21:45
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Projeto da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, o ParCão fica na Zona Norte da cidade e tem brinquedos para os bichos se exercitarem - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Um parque para cachorros, equipado com brinquedos, será inaugurado neste domingo (31) na Zona Norte do Recife. O ParCão ocupa um espaço de 550 metros quadrados dentro do Parque Santana, cercado por uma grade de 1,50 metro de altura, e vai funcionar todos os dias, das 5h às 23h.

No local, os animais poderão se exercitar em dois túneis, uma rampa, duas baterias de slalows (pinos para brincadeira de ziguezague) e um equipamento para salto simples. O primeiro parque para cães da cidade é um projeto da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife.

O acesso é livre a bichos de qualquer tamanho e raça, mas os responsáveis precisam seguir algumas regras. Animais de grande porte, por exemplo, devem usar focinheiras. É uma orientação de praxe do Parque Santana, observa o gerente-geral de Lazer e Eventos da secretaria, João Vinícius Figueiredo.

Ele avisa aos proprietários de cachorros que os brinquedos do ParCão (equipamentos de agility) são destinados à recreação dos animais. “Não é um local para a prática de adestramento”, declara. E acrescenta que é proibido entrar com comida e ração no parque canino.

“Haverá só bebedouro”, diz João Vinícius. “Os responsáveis devem ficar juntos dos seus animais o tempo todo. A proposta não é deixar o cachorro sozinho no ParCão e sair para caminhar pelo parque.” Sacos biodegradáveis estarão à disposição do usuário, para acondicionar eventuais sujeiras do bicho.

A prefeitura espera contar com a participação e o bom senso dos proprietários não apenas na limpeza. Cadelas no cio não devem ser levadas para o ParCão e espera-se que todos os animais estejam com a carteira de vacina atualizada.

PROGRAMAÇÃO

“Vamos fazer a inauguração com uma programação especial, das 15h às 17h30 de domingo (31)”, diz João Vinícius. Estão previstas duas demonstrações de agility, numa parceria com a Escola Cão Atleta, uma associada do Kennel Clube de Pernambuco, e duas palestras para o público.

Os temas das palestras são: Busca e resgate com ajuda de cães da Força-Tarefa Brasileira e A importância do exercício para o bem-estar físico e mental do cão, conduzida pela ONG Julietas SOS Animal. Haverá exibição também do trabalho terapêutico dos Cães Doutores, que oferece terapia assistida por animais desde 2006.

O próximo ParCão será implantado no Parque da Macaxeira, também na Zona Norte da cidade, que é gerenciado pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, assim como o Parque Santana. No momento, a área de recreação da Macaxeira passa por obras de drenagem e melhoria da iluminação.

Últimas notícias