Serviços

Projeto leva serviços de saúde e cidadania ao Pina e Brasília Teimosa

O Conexão Comunidade, ação conjunta entre o Instituto JCPM e parceiros, ocorre nesta sexta-feira (5), na Igreja do Pina, prestando serviços até as 17h

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 05/08/2016 às 12:21
Pedro Alves/JC
O Conexão Comunidade, ação conjunta entre o Instituto JCPM e parceiros, ocorre nesta sexta-feira (5), na Igreja do Pina, prestando serviços até as 17h - FOTO: Pedro Alves/JC
Leitura:

 

 Moradores dos bairros do Pina e de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, recebem nesta sexta-feira (5) a segunda edição do projeto “Conexão Comunidade - Cidadania e Saúde”. A ação, que é uma parceria entre o Instituto JCPM, Prefeitura do Recife, Governo do Estado e outras entidades, oferece até as 17h, na Igreja do Pina, na Avenida Herculano Bandeira, diversos serviços às comunidades do entorno. É possível realizar exames médicos, emissão de documentos, orientação profissional e até Cadastro Único do Governo Federal.

Coordenadora de Projetos Sociais no RioMar Shopping, Marina Amorim ressalta que o principal objetivo do projeto é trazer serviços de acordo com a necessidade da comunidade. “O projeto envolve muita gente e traz serviços que, às vezes, não são tão acessíveis à população. Na orientação profissional, por exemplo, nossos agentes ajudam no preenchimento de currículos e armazenam as informações dos candidatos, que serão avaliados principalmente por lojistas do próprio mall”, explicou Marina. “Qualquer um pode ser atendido, é só chegar. Apesar disso, orientamos que os moradores do Pina e região tragam comprovante de residência, para receber atendimento prioritário”, completou. 

Na parte de saúde, são oferecidos teste de glicemia, aferição de pressão, citopatologia e mamografia e exame oftalmológico. A dona de casa Isabel Silva, 51, disse que é a segunda vez que participa do projeto e que a ação ajuda bastante, porque multiplica as opções de quem, como ela, não tem plano de saúde. “Ano passado fiz exame de vista no Conexão Cidadã e descobri que tenho glaucoma. Desde então, sou acompanhada pela Fundação Altino Ventura e recebo gratuitamente o colírio para o tratamento. Hoje farei mamografia, exame de hanseníase, cipatológico”, afirmou.

TRABALHO

Aluna da Escola Estadual Luis de Camões, na comunidade de Brasília Teimosa, Milena Mikaelly tem 15 anos e já está em busca do primeiro emprego. “Cadastrei meu currículo e espero ser chamada como jovem aprendiz de alguma loja. Acho importante começar a trabalhar desde cedo”, explicou. Além da orientação profissional, os serviços disponíveis incluem a emissão de documentos (RG, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento e outros), Cadastro Único do Governo Federal e corte de cabelo.

CRAS

Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna comemorou a adesão popular no projeto. “Temos nove Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) pela cidade, um deles no Pina. Essas ações sempre facilitam a vida de quem mora por perto, beneficiando principalmente quem se encontra em situação de vulnerabilidade social. É uma feira de serviços importante”, explicou Ana Rita.

Últimas notícias