Patrimônio

Prédio do Colégio Nossa Senhora do Carmo reabre com curso de direito

Restaurado, antigo Colégio Nossa Senhora do Carmo funcionará como faculdade, dando mais vida ao bairro da Boa Vista, no Recife

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 24/08/2016 às 8:08
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Restaurado, antigo Colégio Nossa Senhora do Carmo funcionará como faculdade, dando mais vida ao bairro da Boa Vista, no Recife - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

O prédio do antigo Colégio Nossa Senhora do Carmo, que estava desativado desde 2012, será novamente integrado à vida do bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. Construção dos anos 20 do século 20, no estilo art déco, a edificação vai manter o uso educacional, reabrindo como uma faculdade particular.

De acordo com o arquiteto sergipano Ezio Deda, que assina o projeto de adaptação ao novo uso, o traço original do imóvel está preservado. Mas algumas mudanças internas foram necessárias, como a climatização das salas, instalação de rampas de acessibilidade e modernização das instalações elétrica e hidráulica.

“Tivemos o cuidado de não interferir na memória da edificação, ali está guardado quase um século de formação de alunos”, comenta, por telefone, Ezio Deda. O nome do colégio, na fachada do prédio, não será removido. E uma linha do tempo, contando a história do Nossa Senhora do Carmo, ficará em local visível.

Imagens de santos do acervo do colégio, já recuperadas, serão espalhadas na faculdade. “Vamos usar na decoração painéis em homenagem a Francisco Brennand (artista plástico), Joaquim Nabuco (abolicionista) e João Cabral de Melo Neto (poeta)”, diz o arquiteto.

Uma réplica em miniatura da Coluna de Cristal, a principal peça do Parque de Esculturas criado por Brennand para os arrecifes do porto, será colocada no Jardim dos Artistas, na área interna do prédio. O colégio funcionou por 92 anos (até concluir as atividades de 2011) e a edificação tem 97 anos.

Com 5.557 metros quadrados de área construída e 30 salas de aula em três pavimentos, o prédio vai abrigar, a partir de setembro próximo, o curso de direito da Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe). A unidade, criada em 2004, funciona na Rua Dom Bosco (Boa Vista) e será transferida para a Rua Barão de São Borja, 433.

NÚCLEO JURÍDICO

No fim deste ano, o Núcleo de Prática Jurídica da Facipe também passa a funcionar no endereço do antigo Colégio Nossa Senhora do Carmo, com três serviços gratuitos para a população da área central.

“Temos a Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem em convênio com o Tribunal de Justiça de Pernambuco e uma unidade do Procon em parceria com o governo do Estado e o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Ag0ra, vamos instalar uma Defensoria Pública”, informa Tatiana da Hora, coordenadora do núcleo.

A inauguração do novo prédio da faculdade está programada para 9 de setembro e as aulas terão início no dia 12, diz Martha Guaraná, coordenadora do curso. Ele avisa que o Teatro Nossa Senhora do Carmo, com capacidade para 300 lugares, servirá para atividades da instituição e para espetáculos abertos ao público.

Considerado Imóvel Especial de Preservação (IEP) pela prefeitura, não pode ser demolido ou descaracterizado.

Últimas notícias