Feriado

Feriado do Dia dos Comerciários de sol e praia lotada no Recife

O feriado na segunda-feira foi de lucro e garantia de renda extra para os vendedores da praia

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 18/10/2016 às 6:22
Foto: Bobby Fabisak
O feriado na segunda-feira foi de lucro e garantia de renda extra para os vendedores da praia - FOTO: Foto: Bobby Fabisak
Leitura:

O feriado do Dia do Comerciário, celebrado ontem (17), fez com que a praia de Boa Viagem, na Zona Sul, ficasse lotada em plena segunda-feira. O sol forte e as temperaturas de até 31 graus foram um convite a mais para quem pôde desfrutar o dia de folga.

O vendedor Antônio Santiago, 46, aproveitou o descanso merecido para ir à praia com a família e alguns colegas de trabalho. 

“A gente trabalha quando a maioria está folgando, hoje, foi a nossa vez”, comemora. 

O dia de ontem é um dos poucos em que os comerciários podem, de fato, descansar. Eles costumam trabalhar de forma ininterrupta durante o ano, até mesmo em feriados comuns para a maioria das outras profissões. Regulamentada há quatro anos, a categoria precisa se submeter a jornadas exaustivas que incluem domingos e feriados, seja para cumprir metas ou tentar melhorar o orçamento. Com essa rotina pesada, a folga com direito a praia e sol forte veio em boa hora. Nas areias, o clima era bem de família. Muitas crianças brincando, sempre com os pais ao redor. Daniela Ferreira, 32, trabalha em uma agência de turismo e aproveitou o dia livre para levar os filhos à praia, algo impossível de ser feito por ela durante a semana. 

“Trouxe os dois para brincar aqui enquanto eu tomo minha cervejinha na areia. Eles ficam na piscina de plástico, depois dão um mergulho ali no raso”, conta ela, sem perder os filhos de vista. 

Para os comerciantes que não se dão o direito de folgar, o dia de alta movimentação, algo atípico em segundas normais, foi de lucro e garantia de renda extra. Vendedores de bebidas, alimentos, brinquedos e até tatuadores aproveitaram bem o dia de areias lotadas. Comerciante de caldinho, Alexandre Aguiar, 27 anos, resolveu esticar o trabalho do final de semana para ajudar no orçamento doméstico. 

“É feriado, mas em dia de praia cheia não posso ficar em casa. Quem quer perder dinheiro?”, resume ele enquanto é constantemente solicitado pelos banhistas. “Tem feriado melhor do que muito domingo”, completa. 

Últimas notícias