FORMAÇÃO

Alunos com Síndrome de Down recebem certificado de recepcionistas

Curso de Recepcionista de Evento foi voltado para pessoas que têm a condição genética

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 07/02/2017 às 19:10
Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem
Curso de Recepcionista de Evento foi voltado para pessoas que têm a condição genética - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem
Leitura:

Pernambuco ganhou na tarde desta terça-feira (7) 25 novos recepcionistas de eventos. Uma particularidade sobre eles: todos têm Síndrome de Down. Eles participaram do Curso de Recepcionista de Eventos, voltado para pessoas que têm essa condição genética e hoje, no Palácio do Campo das Princesas, bairro de Santo Antônio, receberam os certificados de conclusão. 

Ao lado do secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer Felipe Carreras, o governador Paulo Câmara entregou os certificados para os alunos e parabenizou os recém formados pelo esforço e o interesse em participar do curso. Disse que eles já estão prontos para receber e orientar os turistas de fora e dentro do Estado, que vierem do interior. “Pernambuco tem momentos cada vez mais desafiadores, mas nós também temos nossos momentos de pioneirismo, de parcerias, buscar atrair e buscar oportunidades”, afirmou.

“São oportunidades para a sociedade enxergar o quanto é possível para eles. Dentro do grupo, nós já tentamos aprimorar e estimular as habilidades que cada um tem. É uma necessidade dos jovens de estarem interagindo”,  Alessandra Albuquerque, mãe do aluno Lucas e uma das coordenadoras do grupo Down+, de onde veio boa parte dos participantes do curso. 

O curso foi promovido pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Seturel) e ocorreu entre os dias 24 e 27 de janeiro, numa carga de seis horas/aula. A capacitação foi ministrada por Adriana Cavalcanti e Bruno Ribeiro, primeira pessoa que tem o Down a se formar como turismólogo, no Brasil, foi monitor. “Foi uma troca de informações, de conhecimentos. Fizemos amizades” falou Bruno.

EXPERIÊNCIA

Antes mesmo de receberem os certificados, no salão do Palácio do Governo, alguns alunos já tinham experiências para contar. Elis Regina, por exemplo, trabalhou como recepcionista num casamento no buffet de Andrea Guerra, que estava na ceremônia e recebeu o certificado como uma das parceiras do programa. Outros dois alunos, Miguel Cabral e Daniele Nazário, saíram da entrega dos certificados já com uma atividade: serão recepcionistas num evento organizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-PE), no shopping Riomar, amanhã à noite. “Eu estou muito feliz. Esse evento é muito importante na minha vida. Eu quero trabalhar, quero crescer. Esse é o meu sonho”, comemora Miguel. Brenda Cabral, irmã de Miguel, concorda e acrescenta que o curso serviu não somente para a formação dos que participaram, mas também a oportunidade de interação, numa área que é necessário contato com o público a todo o momento. “Nós sempre apoiamos Miguel para ser inserido não só no mercado de trabalho, mas também na área acadêmica. Esse curso empodera muito eles, porque sabem que estão ali trabalhando, tendo uma responsabilidade. O protagonismo é pela capacidade deles, não pela Síndrome”.

Ainda este mês, serão abertas as inscrições para uma nova turmam, com as aulas previstas para acontecerem entre os dias 14 e 17 de fevereiro.

Últimas notícias