Improviso

BRT terá duas paradas para desembarque na Av. Conde da Boa Vista

Medida é para amenizar críticas à integração temporal e só funciona das 5h às 9h

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 11/02/2017 às 6:03
Hélia Scheppa/JC Imagem
Medida é para amenizar críticas à integração temporal e só funciona das 5h às 9h - FOTO: Hélia Scheppa/JC Imagem
Leitura:

As linhas 2416 – Roda de Fogo, 2421 – Torrões, 2422 – Monsenhor Fabrício e 2425 – Barbalho (Detran) deixam de circular no Centro do Recife, a partir de hoje, e passam a fazer integração temporal na Avenida Caxangá, na Zona Oeste, com o corredor de BRT Leste/Oeste e com linhas convencionais. Nesta segunda fase de mudanças (a primeira ocorreu no dia 4 com outras quatro linhas), o governo vem com paliativos para minimizar a forte crítica dos usuários para chegar à Avenida Conde da Boa Vista, pelo fato de nenhuma estação de BRT funcionar. 

Uma das novidades é que, apenas das 5h às 9h, os passageiros poderão desembarcar em dois pontos provisórios de BRT, próximo ao Shopping Boa Vista e à Rua da Soledade. A outra é que os usuários poderão integrar em mais duas linhas convencionais com destino à Avenida Conde da Boa Vista: 2432 – CDU (Várzea) e 2446 – UR-07. Permanecem as opções das linhas 2439 – Av. Caxangá (BR-101) / Conde da Boa Vista e a 2441 (que é de BRT).

Ninguém do Grande Recife Consórcio de Transportes se dispôs a falar sobre a mudança, informada apenas por meio de nota. Com ela, o usuário integra com outro ônibus só com o cartão VEM, sem a necessidade de terminal, em um prazo de duas horas. E pode se deslocar por todo o Sistema Estrutural Integrado (SEI), pagando apenas a primeira tarifa, dentro desse prazo. O objetivo é desafogar o Centro (são menos 40 coletivos) e a Avenida Caxangá (menos 36). Ao todo, 27 mil usuários são atingidos.

Reclamações

As críticas são muitas. “Eu tinha nove linhas de ônibus que poderia pegar na Avenida Caxangá para a Avenida Conde da Boa Vista. Hoje só tenho duas e os ônibus estão andando com gente pendurada. Descer em duas paradas do BRT só nesse horário não vai resolver nada, esse corredor deveria estar pronto desde 2014!. E o congestionamento continua. É um absurdo o que estão fazendo com a gente e não aparece ninguém para explicar nada”, reclama a artesão Neide Gomes, 51 anos.

A autônoma Juce Luna, 59, acha que é preciso esperar os ajustes necessários. “Todo começo é difícil. Mas passa um ônibus atrás do outro na Avenida Caxangá, eu não tenho problemas. Acho que é bom dar uma folga na Caxangá”, diz.

Desde o dia 4, também estão na integração temporal as linhas as linhas 2423 – Engenho do Meio, 2413 – Avenida do Forte, 2415 – Sítios das Palmeiras e 2433 – Brasilit.

Saiba mais detalhes sobre cada uma das linhas abaixo:

 

Dia 11/02:

 

416 – Roda de Fogo

A linha passa ser a 2416 – Roda de Fogo/EBRT Parque do Cordeiro e terá parada próxima à estação de BRT Parque do Cordeiro, na Avenida Caxangá.

 

421 – Torrões

A linha passa ser a chamar 2421 – Torrões/EBRT Parque do Cordeiro e terá parada próxima à estação de BRT Parque do Cordeiro, na Avenida Caxangá.

 

422 – Monsenhor Fabrício

A linha passa ser a 2422 – Monsenhor Fabrício/EBRT Caiara e terá parada próxima à estação de BRT Caiara, na Avenida Caxangá.

 

425 – Barbalho (Detran)

A linha passa ser a 2425 – Barbalho (Detran)/EBRT BR-101 e terá parada próxima a duas estações de BRT. Ela continuará a realizar dois itinerários: o principal, com parada na altura da estação BR-101, e o secundário, que atende a Avenida Maurício de Nassau, com parada na altura da estação Getúlio Vargas.

 

Linhas que alteraram dia 4/02:

 

413 – Avenida do Forte

A linha passa ser a 2413 – Avenida do Forte/EBRT Getúlio Vargas e terá parada próxima à estação de BRT Getúlio Vargas, na Rua Elizeu Cavalcante, no lado oposto ao número 513, e na Avenida General San Martin, próximo ao Hospital Getúlio Vargas.

 

415 – Sítio das Palmeiras

A linha passa ser a 2415 – Sítio das Palmeiras/EBRT Getúlio Vargas e terá parada próxima à estação de BRT Getúlio Vargas, na Rua Elizeu Cavalcante, no lado oposto ao número 513, e na Avenida General San Martin, próximo ao Hospital Getúlio Vargas.

 

423 – Engenho do Meio

A linha passa ser a 2423 – Engenho do Meio/EBRT Caiara e terá parada próxima à estação de BRT Caiara, na Avenida Caxangá, em frente à Igreja Assembleia de Deus.

 

433 – Brasilit

A linha passa ser a 2433 – Brasilit/EBRT BR-101 e terá parada próxima à estação de BRT BR-101, na Avenida Caxangá, junto ao viaduto da BR-101.

 

Veja o itinerário das novas linhas:

 

2439 – Av. Caxangá (BR-101)/Conde da Boa Vista – convencional

 

Terminal/ponto de retorno: Av. Historiador J. Emerenciano, R. Ministro João Alberto, Av. Caxangá, R. Benfica, Ponte Estácio Coimbra, R. Dr. Severino Pinheiro, Praça do Derby, Av. Gov. C. de Lima Cavalcanti, Av. Cde. da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho, Avenida Guararapes, Av. Dantas Barreto, Av. N. Sra. do Carmo, Av. Martins de Barros, Rua 1º de Março, Av. Guararapes

Ponto de retorno/terminal: Av. Guararapes, Av. Cde. da Boa Vista, Av. Gov. C. de Lima Cavalcanti, Praça do Derby, Rua Dr. Severino Pinheiro, Ponte Estácio Coimbra, Rua Benfica, Avenida Caxangá, Avenida Luís de Lacerda, Av. Historiador J. Emerenciano.

 

2441 – Av. Caxangá (BR-101)/Centro – BRT

 

Terminal/ponto de retorno: Av. Historiador J. Emerenciano, R. Ministro João Alberto, Av. Caxangá, R. Benfica, Ponte Estácio Coimbra, R. Dr. Severino Pinheiro, Praça do Derby, Av. Gov. C. de Lima Cavalcanti, Av. Conde da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho, Avenida Guararapes, Avenida Dantas Barreto, Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Martins de Barros, Rua 1º de Março, Av. Guararapes

Ponto de retorno/terminal: Av. Guararapes, Av. Conde da Boa Vista, Av. Gov. C. de L. Cavalcanti, Praça do Derby, Rua Dr. Severino Pinheiro, Ponte Estácio Coimbra, Rua Benfica, Avenida Caxangá, Avenida Luís de Lacerda, Av. Historiador J. Emerenciano.

 

2443 – Av. Caxangá (BR-101)/Derby – BRT

Terminal/ponto de retorno: Av. Historiador J. Emerenciano, R. Ministro João Alberto, Av. Caxangá, R. Benfica, Ponte Estácio Coimbra, R. Dr. Severino Pinheiro, Praça do Derby

Ponto de retorno/terminal: Praça do Derby, Av. Gov. Agamenon Magalhães (pista local), Rua Amauri de Medeiros, Rua Jenner de Sousa, Rua Dr. Severino Pinheiro, Ponte Estácio Coimbra, Rua Benfica, Avenida Caxangá, Avenida Luís de Lacerda, Av. Historiador J. Emerenciano.


Últimas notícias