Missa e procissão abrem a 19ª edição da Festa de Frei Damião, no Pina

Programação da festa seguirá até o dia 31 de maio, aniversário de morte do frade capuchinho

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 25/05/2017 às 23:31
Foto: Sérgio Bernardo/ JC Imagem
Programação da festa seguirá até o dia 31 de maio, aniversário de morte do frade capuchinho - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/ JC Imagem
Leitura:

A 19ª Festa de Frei Damião teve início na noite desta quinta-feira (25) com missa e procissão em homenagem ao Apóstolo da Misericórdia, como era conhecido. A cerimônia religiosa começou pouco depois das 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário do Pina, na Zona Sul do Recife, presidida pelo bispo de Caruaru, dom Bernardino. Logo em seguida, centenas de fiéis seguiram em procissão com o Santíssimo Sacramento até o Convento de São Félix de Cantalice, no mesmo bairro.

"Frei Damião chegou aqui no Brasil em 1931 e dedicou mais de 60 anos da sua vida às santas missões, sobretudo com o povo simples, nordestino, trabalhador, pessoas que viviam do trabalho manual, da roça, e isso cativou todas as pessoas. A chegada dele nas periferias, nas comunidades simples, nos povoados, era motivo de festa, era um dia diferente para todos", contou o frei Cláudio Simões, guardião do convento.

Ainda de acordo com o religioso, apesar de querido por milhares de pessoas, Frei Damião era famoso por seu rigor e pulso firme. "Ele falava uma linguagem acessível a todas as classes, mas dura. Falava sobre a conversão, sobre a importância das pessoas mudarem de vida, de retomarem sua caminhada com o senhor, de seguirem a palavra de Deus. Era um italiano que tinha força na voz, nas expressões, era um homem sincero, muito direto, objetivo, curto e grosso, mas com muita docilidade, com muito carinho, com um jeito nobre da palavra de Deus, daquilo que ele era cheio, de Jesus", grifou o sacerdote.

PROGRAMAÇÃO

A programação da festa seguirá até o dia 31 de maio, aniversário de morte de Frei Damião. Até lá, haverá confissões, bênçãos, apresentações culturais e a Coroação de Nossa Senhora de Fátima. No domingo, às 10h, ocorrerá o ponto alto da celebração, com a missa presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido e a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. A expectativa da organização é que a festa atraia cerca de 100 mil pessoas.

Confira a programação completa:

Sexta

Missas no Convento de São Félix de Cantalice às 6h, 11h e 17h. Às 19h30 haverá um show com a banda Doidin de Deus.

Sábado

Missas às 6h, 10h e 15h

Às 19h, haverá Terço Mariano e Coroação de Nossa Senhora. Às 20h, Momento Cultural com teatro e maracatu

Domingo

Missas às 4h, 6h, 7h30, 14 e 17h. A celebração das 10h contará com a presença do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, junto com a visitação da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Terça

Missa às 17h, com visita e consagração da imagem de Nossa Senhora de Fátima, com os Arautos do Evangelho

Quarta

Missa às 17h

Últimas notícias