PROVIDÊNCIAS

Governador se pronuncia esta tarde sobre as fortes chuvas de PE

Pela manhã, o secretário de Planejamento, Marcio Stefanni falou sobre as primeiras medidas que já estão sendo realizadas pelo Governo

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 28/05/2017 às 12:03
Foto: Divulgação
Pela manhã, o secretário de Planejamento, Marcio Stefanni falou sobre as primeiras medidas que já estão sendo realizadas pelo Governo - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O governador de Pernambuco Paulo Câmara irá se pronunciar na tarde deste domingo (28) sobre as chuvas que acometem o estado desde o início da semana. Nas últimas 24h, a Mata Sul foi a que mais sofreu, causando transbordamento do rio em Ribeirão, deslizamento de barreiras que invadiram as BR 101 e 104 e obrigando famílias a deixarem suas casas sob o risco de alagamento ou serem atingidas pelas massas de terra. Pela manhã, o secretário de Planejamento Márcio Stefanni falou sobre as medidas iniciais que já estão sendo realizadas pelo Governo. A coletiva de imprensa está marcada para as 13h, no Palácio do Campo das Princesas.

O secretário afirmou que providências já estão sendo tomadas desde a noite de ontem. "Estamos nos concentrando sob a liderança do governador Paulo Câmara. Estamos com o presidente da Apac, que está nos dando informações em tempo real", disse Stefanni. De acordo com ele, já foram encaminhadas equipes de resgate para as cidades mais atingidas, mas mesmo assim o responsável pela pasta alerta à população que se previna, afastando-se das margens dos rios que têm risco de transbordar. "Há equipes do corpo de bombeiros e da defesa civil em cidades como Belém de Maria e Palmares. Mas pedimos que as pessoas saiam das margens dos rios que já transbordaram ou estão com risco de transbordar, como o rio Ipojuca", alertou. 

Ele também comentou sobre contatos que estão sendo feitos com os ministros da Integração Nacional, Helder Barbalho, e da Defesa, Raul Jungmann, a fim de pedir ajuda nacional. "O governador pretende fazer um sobrevoo pelas áreas atingidas, mas a prioridade é que as aeronaves sigam para o resgate de pessoas. Recebemos chamados de Rio Formoso e Belém de Maria", pontuou. 

Barragens

O secretário também comentou sobre a situação das barragens, em especial a de Serro Azul, em Palmares, afirmando está totalmente concluída e não haver motivos para a população se preocupar. Sobre as barragens de Lagoa dos Gatos e Panelas, Stefanni alegou falta de recurso, já que o projeto foi feito entre os Governos Federal e Estadual. "Já foram investidos R$400 milhões, 200 milhões somente em na Serro Azul", disse. 

Atingidos

Os dados preliminares falam que de 300 a 400 pessoas estejam desalojadas nos municípios Maraial, Palmares, Belém de Maria e Rio Formoso. Marcio Stefanni, a Celpe contabilizou que  23 mil pessoas estejam sem energia. De acordo com o secretário, a região da Mata Sul já recebeu um investimento de R$2 bi desde a enchente de 2010 e 65 mil pessoas mudaram de casa. Por causa das chuvas deste fim de semana, está havendo estoque de lona, colchões, água, que estão sendo deslocado para as cidades atingidas. 

Últimas notícias