Chuvas

Pernambuco receberá 12 toneladas de medicamentos para vítimas da chuva

Kits do Ministério da Saúde serão enviados já nesta quinta para municípios da Mata Sul e beneficiarão 36 mil pessoas

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 31/05/2017 às 17:38
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Kits do Ministério da Saúde serão enviados já nesta quinta para municípios da Mata Sul e beneficiarão 36 mil pessoas - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

O Ministério da Saúde (MS) autorizou a entrega de 24 kits de medicamentos e insumos – cerca de 12 toneladas – para Pernambuco, beneficiando 36 mil pessoas afetadas pelas enchentes e alagamentos dos últimos dias. A remessa deve chegar até a manhã desta quinta-feira ao Estado. Assim que chegar, será distribuída para os municípios de Água Preta, Amaraji, Barra de Guabiraba, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Primavera, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré.

Cada kit enviado pelo MS tem capacidade para atender 1,5 mil pessoas por um mês e contém 48 itens, sendo 30 medicamentos, tais como antibióticos, analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, analgésicos, corticoides, vermífugos, entre outros. Há, ainda, 18 insumos, como esparadrapos, seringas, luvas e hipoclorito de sódio. A decisão foi pactuada durante videoconferência, na manhã desta quarta-feira (31/5), entre as secretárias executivas da SES de Coordenação Geral, Ana Callou, e de Vigilância em Saúde, Luciana Albuquerque, além de técnicos do Ministério da Saúde.

Cada kit enviado pelo MS tem capacidade para atender 1,5 mil pessoas por um mês e contém 48 itens, sendo 30 medicamentos, tais como antibióticos, analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, analgésicos, corticoides, vermífugos, entre outros. Há, ainda,

A secretária executiva de Coordenação Geral, Ana Callou, reforça a preocupação do Estado com a garantia da assistência às vítimas das chuvas. "Estamos com equipes trabalhando diuturnamente nos municípios afetados, fazendo o diagnóstico situacional e tratando diretamente com as prefeituras para atualizar a situação de cada um. Essa iniciativa se enquadra nos esforços estabelecidos pelo Governador Paulo Câmara, que instalou o Gabinete de Crise, unificando as ações do Governo do Estado para reestruturar as áreas afetadas", ressalta a secretária executiva.

APOIO FEDERAL

Durante a reunião, a Secretaria Estadual de Saúde também reiterou, ao Ministério da Saúde, a solicitação de apoio para instalação de um Hospital de Campanha no município de Rio Formoso, na Mata Sul, e do envio de Força Tarefa de Saúde, composta por técnicos do órgão federal para prestar o apoio para o diagnóstico situacional e das ações de vigilância epidemiológica e assistencial nas regiões afetadas.

Últimas notícias