ERRADICAÇÃO

Polícia Federal incinera mais de 500 kg de drogas apreendidas

Ação acontece na semana do Dia Internacional de Combate às Drogas

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 26/06/2017 às 9:54
Foto: Divulgação/Polícia Federal
Ação acontece na semana do Dia Internacional de Combate às Drogas - FOTO: Foto: Divulgação/Polícia Federal
Leitura:

A Polícia Federal realizou, na manhã desta segunda (26) a segunda incineração do ano de diversos tipos de drogas apreendidas em operações diárias. A ação foi realizada no fim de semana passado, na cidade de Igarassu. Foram incinerados diversos tipos de drogas apreendidas em investigações de 18 inquéritos policiais envolvendo tráfico de drogas. A ação foi uma parceria entre a Delegacia de Repressão a Entorpecentes e a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa).

Na incineração feita este mês, foram destruídos 446kg de maconha, 74,8kg de cocaína, crack e pasta base e 16,4kg de manitol-fenacetina. Foram 500kg de entorpecentes apreendidos entre desde 2015. De acordo com a PF, num comparativo entre 2015 e 2016, aumentou em mais de 600% as apreensões de maconha e houve um recorde no confisco de ecstasy. Na primeira incineração do ano, feita em março, foram 2.160Kg de maconha, 43Kg de
cocaína, crack e pasta base e 31.000 comprimidos de ecstasy.

Em 2017 foram erradicados 966 mil, que deixou de produzir 322 toneladas de maconha. Foram destruídos 281 mil plantios e 2.730Kg de maconha e foram feitas quatro apreensão de drogas no Aeroporto dos Guararapes. Até agora foram realizadas 5 prisões (dois homens e três mulheres) e apreensão de 15,7Kg de cocaína e 43Kg de Skunk.

Em 2016 foram 29 apreensões de drogas que a PF realizou em Pernambuco totalizando 36 pessoas (27 homens e 9 mulheres) presas e foram apreendidos 2Kg de pasta base e 5.118Kg de maconha, 12,7Kg de crack, 16,8Kg de haxixe, 25,1Kg de Ecstasy (cerca de 75.800 comprimidos, 6,1Kg de metanfetamina, 5Kg de fenacetina, 16,9Kg de Cocaína, 3Kg de bicarbonato de sódio e 12Kg de manitol.

Combate ao tráfico

O trabalho de combate ao tráfico de drogas no estado é feito pela PF por meio da Superintendência Regional e Delegacias de Salgueiro e Caruaru.Durante o ano são realizadas várias operações de erradicação de maconha fazendo com que a oferta da droga possa diminuir significativamente tanto na capital pernambucana como no agreste, sertão e em outros estados vizinhos.

O ciclo produtivo da cannabis é acompanhado de perto por policiais federais e quando vai se aproximando o período da colheita novas ações são realizadas coibindo assim a secagem e conseqüente introdução no mercado consumidor (pontos de vendas de drogas). Tem se verificado que grande parte da maconha apreendida no estado ou é oriunda do Paraguai ou são aquelas colhidas precocemente antes da deflagração das operações de erradicação.

Além disso, a PF trabalha desenvolvendo ações de repressão ao tráfico internacional de entorpecentes no Aeroporto Internacional dos Guararapes e dos Portos do Recife e de Suape. São feitas barreiras policiais nas rodovias fiscalizarão ônibus e veículos com a ajuda de cães farejadores, serviço de inteligência policial visando desarticular grandes quadrilhas interestaduais.

O objetivo é prender os principais fornecedores de drogas através das rodovias, principalmente aquelas que dão acesso ao nosso estado, afim de que esta droga (principalmente pasta base de cocaína) não chegue ao seu destinatário final para transformação em laboratórios clandestinos de pedras de crack no intuito de abastecer os vários pontos de venda de drogas em nosso estado.

Últimas notícias