Abastecimento

Aumento da captação de rio ajudará preservação da Barragem de Botafogo

Compesa irá realizar melhorias na captação do Rio Arataca, manancial que é um dos principais responsáveis pelo abastecimento do Sistema Botafogo

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 05/07/2017 às 19:45
Barragem de Botafogo - Aluísio Moreira
Compesa irá realizar melhorias na captação do Rio Arataca, manancial que é um dos principais responsáveis pelo abastecimento do Sistema Botafogo - FOTO: Barragem de Botafogo - Aluísio Moreira
Leitura:

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou nesta quarta-feira (5) que irá realizar melhorias operacionais no rendimento de captação de água do Rio Arataca, um dos principais responsáveis pelo abastecimento do Sistema Botafogo. O objetivo com as mudanças é ajudar na preservação da Barragem de Botafogo, que sofre com o seu baixo nível d'água.

Mesmo no período de inverno, quando costuma chover com maior intensidade na Região Metropolitana do Recife, o nível de Botafogo permanece preocupante. Até esta quarta, a barragem só conseguiu acumular até agora 29,93% da sua capacidade total.

"Diante do baixo nível da Barragem de Botafogo, hoje, a captação no Rio Arataca se tornou a principal fonte de fornecimento de água para o sistema. Com as últimas chuvas e as melhorias no rendimento desta estação elevatória, vamos aumentar a vazão de Arataca de 350 para 450 litros de água, por segundo, colaborando um pouco mais na preservação de Botafogo", afirmou o gerente de Controle Operacional da Compesa, Daniel Genuíno.

Por conta dessas modificações, a companhia programou, para esta sexta-feira (7), a partir das 0h30, uma parada de 48 horas da Estação Elevatória de Água Bruta de Arataca, em Itapissuma, para executar serviços de natureza elétrica e mecânica desta unidade, além do conserto de um vazamento na adutora que transporta água até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Botafogo. 20 profissionais vão trabalhar durante a intervenção, que irão ocorrer simultaneamente em Itapissuma e, no trecho da adutora, em Igarassu. A previsão é que o serviço seja finalizado na meia noite de sábado (8).

Durante o serviço, ocorrerá uma queda de pressão na distribuição de água para localidades das cidades de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima. Para compensar, a companhia fará um incremento do abastecimento com água da Barragem de Botafogo, buscando minimizar os transtornos para a população no período. Após o término do serviço, o calendário de distribuição de água em cada área deverá ser regularizado.

"A medida é importante pois vai contribuir para diminuir a retirada de água da barragem, ajudando a preservar a vida útil de Botafogo, que continua sendo o manancial a receber a menor contribuição de chuvas na Região Metropolitana", finaliza Daniel Genuíno.

Confira as localidades que terão uma queda de pressão na distribuição de água:

Localidades com Queda de Pressão - Sistema Botafogo 05072017

Últimas notícias