INICIATIVA

Projeto promove evento cultural para idosos no Cabo de Santo Agostinho

Mais de 60 idosos participaram de apresentações para homenagear a cultura pernambucana

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 30/08/2017 às 13:11
Foto: Divulgação
Mais de 60 idosos participaram de apresentações para homenagear a cultura pernambucana - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

A manhã dessa terça-feira (29), foi de festa para 62 idosos integrantes do grupo Vamos Renascer, de Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho. Em comemoração ao mês do folclore, a organização promoveu o Retalho Cultural, evento que reuniu seis manifestações musicais pernambucanas.

O grupo é formado por 123 idosos, com idades entre 50 e 103 anos. Duas vezes por semana, sempre nas terças e quintas-feiras, eles participam de oficinas e atividades físicas em um espaço cedido pela Associação das Empresas do Estado de Pernambuco (Assinpra), no Cabo. A iniciativa, criada em 1995, é apoiada pela prefeitura do município e, para manter as atividades, cada idoso paga a quantia simbólica de R$ 10.

"Com esse valor, conseguimos, por exemplo, realizar pequenas festas de aniversário. É comum que os idosos fiquem esquecidos pela família, então esse momento é muito importante para eles", afirma a professora do projeto, Maria das Neves Costa Machado, 68 anos. Há 17, ela se dedica aos idosos atendidos pelo Vamos Renascer. "É um trabalho que busca melhorar as condições físicas e psicológicas dos idosos. Pelo menos duas vezes na semana, eles se desligam dos problemas e interagem uns com os outros."

CELEBRAÇÃO CULTURAL

O evento dessa terça-feira, que recebeu o nome de "Retalho Cultural", homenageou a cultura nordestina. Entre as manifestações que animaram a festa estavam maracatu, caboclinho, ciranda, côco de roda, pastoril, quadrilha e frevo. 

Últimas notícias