São Francisco

Dia dos Animais é celebrado no Recife com bênção em igrejas católicas

A programação dos Dia dos Animais também celebra São Francisco de Assis, patrono da ecologia

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 04/10/2017 às 7:07
Foto: Reprodução Internet
A programação dos Dia dos Animais também celebra São Francisco de Assis, patrono da ecologia - FOTO: Foto: Reprodução Internet
Leitura:

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Casa Forte, bairro da Zona Norte do Recife, celebra nesta quarta-feira (04/10) o Dia de São Francisco de Assis (Dia dos Animais) com bênção de animais domésticos. Realizada pela primeira vez na Igreja de Casa Forte, a Bênção Solidária acontecerá no largo em frente ao templo católico em três horários: 8h às 10h, 15h às 17h e 19h30 às 21h30, conduzida pelo padre Deyvson Soares.

“Vamos montar uma estrutura com toldo junto da escadaria da igreja para acolher os animais, as famílias podem levar qualquer bicho de estimação”, informa Stela Bourbon, coordenadora da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Casa Forte. Ela avisa a quem puder colaborar que nos horários das bênçãos a paróquia receberá doação de ração para cães e gatos, de qualquer marca.

Os donativos são destinados ao grupos Gatinhos Urbanos e Samaritanos, que alimentam bichos criados por moradores de rua. “São grupos que auxiliam as pessoas que vivem nas ruas e colaboram com seus animais de estimação”, diz Stela Bourbon. A Prefeitura do Recife também participará da programação do Dia dos Animais em Casa Forte com aplicação de vacina antirrábica em cães e gatos, das 8h às 10h e das 15h às 17h.

Além da prefeitura, a igreja convidou a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH) para ser parceira nas comemorações do Dia de São Francisco de Assis (1182-1226), patrono da ecologia. A CPRH estará com um ponto de entrega voluntária de animais silvestres no salão paroquial, localizado na Praça de Casa Forte, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h.

ANIMAL SILVESTRE

Os bichos entregues à agência ambiental serão transferidos para o Centro de Animais Silvestres (Cetas Tangara), na Guabiraba, bairro da Zona Norte do Recife, onde serão avaliados por biólogos e veterinários. É o procedimento de rotina para saber se podem ser devolvidos de imediato à natureza ou se precisam se adaptar para voltar ao habitat natural.

De acordo com a CPRH, entregas voluntárias de animais silvestres podem ser realizadas ao longo do ano, de segunda à sexta-feira, 8h às 12h e das 13h às 15h na sede da Agência Pernambucana de Meio Ambiente (Rua de Santana, 367, em Santana, Zona Norte da capital) e no Cetas Tangara, localizado na Estrada da Mumbeca.

A programação da CPRH para o Dia dos Animais também inclui atividades no Cetas Tangara. A partir das 9h desta quarta-feira (04/10), um frade franciscano abençoará o centro e os mais de seis mil bichos resgatados e entregues voluntariamente pela população. Muitos foram vítimas do tráfico de animais silvestres e outros sofreram violências, como corujas e pássaros que ficaram cegos após agressões.

Últimas notícias