A velocidade média das 29 linhas de ônibus que passam pela Avenida Recife, na Zona Sul do Recife, aumentaram em 56%, no período das 6h às 9h, e em 47%, entre as 17h e as 19h. Isto se deve à implantação da Faixa Azul, que completa um mês nesta sexta-feira (18). Localizada entre a Rua Gonçalves de Magalhães e a Avenida Dom Hélder Câmara, o equipamento beneficia 82 mil passageiros diariamente.
Leia Também
O aumento na velocidade foi acima do esperado. A expectativa era de 25%. A Faixa Azul da Avenida Recife conta com 3,6 quilômetros de extensão, que somados aos outros seis equipamentos do Recife contabilizam 32,7 quilômetros de vias exclusivas para transporte coletivo na Capital pernambucana. O equipamento funciona das 6h às 22h e podem trafegar por eles, além dos ônibus, os táxis do município.
Por enquanto, a Faixa Azul da Avenida Recife não conta com fiscalização eletrônica, assim como outras quatro (Avenida Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar, Cosme Viana e Real da Torre). As únicas que conam com câmeras de monitoramento são a Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira e a Avenida Herculano Bandeira, no Pina. Apesar de não ter câmeras, a fiscalização está valendo. Quem for flagrado trafegando pelo equipamento estará cometendo multa gravíssima, no valor de R$ 191,54, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).