Olinda

''Avenida Presidente Kennedy é imprestável para circulação''

Secretário de Serviços Públicos de Olinda, Evandro Avelar diz que objetivo principal da cidade é reformar via

Larissa Rodrigues
Cadastrado por
Larissa Rodrigues
Publicado em 22/02/2018 às 7:01
Leo Mota/JC Imagem
Secretário de Serviços Públicos de Olinda, Evandro Avelar diz que objetivo principal da cidade é reformar via - FOTO: Leo Mota/JC Imagem
Leitura:

A Prefeitura de Olinda e o Governo do Estado estão elaborando um projeto para reformar completamente a Avenida Presidente Kennedy, um dos principais corredores de Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Nas palavras do próprio secretário de Serviços Públicos da cidade, Evandro Avelar, “a via, hoje, é imprestável para qualquer tipo de circulação”. “Não serve para ônibus, carro, moto, pedestre ou ciclista. É mal sinalizada e foco de acidentes”, afirmou, ontem, Avelar. Ele explicou que o objetivo principal do município é “resolver a Kennedy”, mas não deu detalhes de como será a reforma nem quando começa.

No entanto, de acordo com o secretário, pode-se dizer que a preparação para as mudanças no local já tiveram início com as obras nas vias que servirão como alternativas à Presidente Kennedy assim que o projeto estiver em andamento. Uma dessas opções é a Avenida Transamazônica, um corredor com mais de mil metros de extensão bastante utilizado por quem trafega por bairros como Jardim Brasil, Aguazinha e Peixinhos. Durante os últimos seis meses, a Transamazônica foi requalificada e ganhou iluminação e asfalto novos. O investimento foi de R$ 250 mil, recursos da prefeitura. Segundo Avelar, a galeria que fica por baixo da via foi completamente desobstruída e teve as várias tampas ao longo da avenida trocadas, visando também a extinção dos alagamentos.

A aposentada Josefa Barbosa, 72, mora há 20 anos na Transamazônica e aprovou o trabalho. “Era barro demais e alagava muito. Mas, agora, está bom. A população também deve fazer sua parte e não entupir com lixo, porque aqui as pessoas têm o costume de jogar até coisas grandes nas ruas, como geladeira, fogão e cama. Eu mesma cansei de recolher entulho com outra vizinha, antes da reforma, para ver a frente da minha casa mais limpa”, relatou.

Já o comerciante Manoel Pedro Lima, 48, que mora e trabalha na Transamazônica há pelo menos 10 anos, diz estar cansado da falta de infraestrutura de Olinda e não acredita que a reforma vai durar. Embora tenha comemorado a extinção dos alagamentos na avenida, ele diz que “quando começar a chover, vai esburacar tudo de novo”. O secretário Evandro Avelar garantiu a durabilidade da requalificação afirmando que “o trabalho obedeceu a um padrão técnico.” “Além disso, os buracos surgem por causa do acúmulo de água, algo que não existe mais na Transamazônica”, destacou Avelar. O próximo passo, segundo o secretário, é a requalificação da Avenida Brasília, já que a via é a continuidade da Avenida Transamazônica.

2L210218025

Avenida Transamazônica foi requalificada para servir de alternativa à Presidente Kennedy

“As três principais rotas alternativas à Presidente Kennedy não essas, a Transamazônica, a Brasília e a Perimetral. Trabalhamos a Perimetral e estamos melhorando as outras duas, para poder mexer na Presidente Kennedy. Ela é um acesso muito usado pela população. Então, é preciso garantir a circulação do tráfego e o fluxo da água, por meio da limpeza das caixas de drenagem, antes de dar início à qualquer reforma”, observou.

Últimas notícias