História

Museu da Cidade do Recife traz exposição sobre Forte das Cinco Pontas

A mostra estará aberta ao público a partir de 12 de março, aniversário do Recife

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 07/03/2018 às 18:36
Foto: JC Imagem
A mostra estará aberta ao público a partir de 12 de março, aniversário do Recife - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

O Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas (no bairro de Santo Antônio), vai receber a exposição "Cinco Pontas" em celebração a indicação do forte para se tornar patrimônio cultural mundial da humanidade pela Unesco. A mostra estará aberta ao público a partir de 12 de março, aniversário do Recife.

O Forte das Cinco Pontas já foi base para navegadores, depósito, prisão e quartel militar. Tudo isso em seus quase 400 anos de história. De acordo com Betânia Correa de Araújo, diretora do museu, o objetivo da exposição é mostrar para o recifense a importância do forte como patrimônio histórico, cimbólico e físico da Cidade.

Outra intenção é a de marcar o início do Projeto de Educação e Patrimônio Compartilhado, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Esse projeto visa estimular a interação entre alunos de escolas da rede pública e fortificações do Recife.

As instalações passearão por épocas contando o papel da edificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Na primeira etapa, monstros marinhos, encontrados nas cartografias e azulejos do século XVI, evocam os medos dos homens do mar no período das navegações. Gravuras do período holandês, quando a Europa pouco sabia sobre as terras de cá, mostram como os estrangeiros enxergavam o Recife. Duas belíssimas telas de Baltazar da Câmara e Murillo La Greca também compõem o acervo, bem como desenhos de Frans Post, mapas históricos, fotografias, textos, entre outros.

A exposição ainda conta com animações, imagens atuais do Forte das Cinco Pontas sob um ponto de vista ainda pouco explorado da arquitetura do edifício (feitas com ajuda de um drone) e vídeo-aulas, gravadas com o arqueólogo Ulisses Pernambucano, o professor e arquiteto Pedro Valadares e o arquiteto e urbanista José Mota Meneses.

Indicação do Forte das Cinco Pontas na Unesco

O forte é candidato a patrimônio cultural mundial da humanidade. A candidatura dele, do Brum e do Forte Orange, localizados em Pernambuco, integra o conjunto de 19 fortificações brasileiras que pleiteia título, dado pela Unesco. Além das edificações de Pernambuco, há também em mais nove estados brasileiros.

Últimas notícias