FESTA JUNINA

Olinda abre São João com cocada gigante na Praça do Carmo

O doce, pesando mais de 250 quilos e medindo 20 metros de comprimento, agradou os forrozeiros que estiveram no local

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 21/06/2018 às 23:07
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O doce, pesando mais de 250 quilos e medindo 20 metros de comprimento, agradou os forrozeiros que estiveram no local - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

A grande festa do milho, o São João, começou de uma maneira diferente em Olinda, no Grande Recife. Na abertura dos festejos juninos da cidade, o tradicional cereal entregou seu lugar para um fruto, o coco, e uma cocada gigante tornou-se o destaque da noite desta quinta-feira (21), na Praça do Carmo.

O doce, que levou mais de 400 cocos verdes e 150 quilos de açúcar entre os ingredientes, pesava mais de 250 quilos. Exposta sobre uma longa mesa, a iguaria atraía olhares de pessoas de várias idades, para a alegria do cozinheiro, o morador de Olinda Luiz da Cocada. “Fiquei muito feliz de chegar com essa cocada em cidade tão rica culturalmente. Quando comer, a pessoa pode ver que nunca experimentou uma assim”, explicou. Luiz trouxe a cocada de Ipojuca, no Grande Recife. Por lá, ele produz o doce gigante há 19 anos, durante a Festa da Cocada da Praia de Maracaípe.

Na hora da distribuição do doce, uma das pessoas que entraram na fila foi a costureira Maria Elza Rodrigues, 62 anos. “Achei a cocada muito boa. Comi um pouco e ainda vou levar para o meu marido que ficou em casa.” Moradora de Ouro Preto, ela pretende acompanhar todos os próximos dias de festa junina na Praça do Carmo. “Estou achando tranquilo, cheguei por volta das 18h e vi muito policiamento. Nos outros dias, eu vou vir para cá, ficar na minha cidade e brincar por aqui mesmo”, afirmou.

Encantada pela cocada e também pelo ritmo do Coco de Seu Mané, uma das atrações da noite, a pensionista Lívia Arantes, 64, é outra que planeja passar todo o período junino na própria cidade. “Estou amando a festa de coração, o coco é muito bom. Hoje convidei uma amiga para vir comigo e também devo vir nos outros dias.”

Shows

A abertura do São João na Praça do Carmo também contou com shows de artistas como Ed Carlos e Irah Caldeira. Nesta sexta-feira (22), o cantor André Lins é o primeiro a se apresentar, às 18h. Em seguida, terá shows de Nosso Forró e Quenga de Coco/Victor Ferrari. Maciel Melo encerra a noite, às 23h30.

Últimas notícias