Carnaval

Pitombeira convida folião para brincar em Olinda

Em tempos de crise, as velhas agremiações carnavalescas de Olinda se viram para botar o bloco na rua. Pitombeira dos Quatro Cantos tem um patrocinador e faz ensaios abertos ao público, aos domingos, durante as prévias. Só o encerramento será num sábado, dia 30. Leia também as histórias de Lenhadores, Homem da Meia Noite e Cariri

Cleide Alves
Cadastrado por
Cleide Alves
Publicado em 17/01/2016 às 8:08
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Em tempos de crise, as velhas agremiações carnavalescas de Olinda se viram para botar o bloco na rua. Pitombeira dos Quatro Cantos tem um patrocinador e faz ensaios abertos ao público, aos domingos, durante as prévias. Só o encerramento será num sábado, dia 30. Leia também as histórias de Lenhadores, Homem da Meia Noite e Cariri - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Com a ajuda de um patrocinador, do governo do Estado e da Prefeitura de Olinda, a Troça Pitombeira dos Quatro Cantos vai levar seu estandarte para as ruas na segunda-feira de Carnaval, 8 de fevereiro, às 10h. O ponto de encontro, igual ao ano passado, é a Praça 12 de Março, em Bairro Novo. De lá, os foliões tomam o rumo do Sítio Histórico.

A crise financeira não abalou a animação do grupo, garante o presidente de troça carnavalesca, Júlio Silva Filho. “Trabalhamos com esses recursos certos”, afirma. Pitombeira vai desfilar ao som de quatro orquestras de frevo (uma a mais do que o ano passado) e cerca de 30 fantasias de destaque. A agremiação, diz ele, vem se reinventando há alguns anos para se manter viva e atrativa na folia. E não só por questões econômicas.

Fundada em 1947, Pitombeira está se adequando aos novos costumes. “Na realidade de hoje, não cabem mais as fantasias do passado”, afirma Júlio Filho. O bom, diz ele, é que essa mutação natural não mudou a essência do Carnaval de Pernambuco. “A festa continua livre e participativa, com sempre”, destaca.

Para brincar em Pitombeira, basta chegar e acompanhando a troça, com ou sem dinheiro. Mas, quem quiser se caracterizar, pode comprar a camiseta com a caricatura dos compositores de frevo homenageados pela agremiação: Capiba, Nélson Ferreira (falecidos), Getúlio Cavalcanti e J. Michiles.

Cada músico estampa uma camiseta, que custa R$ 30 (valor unitário) na sede de Pitombeira (Rua 27 de Janeiro, 128, Carmo) e também estão à venda nos estandes do PE no Carnaval, em shopping centers. Os desenhos são assinados pelo cartunista Lailson e a edição é limitada. Conheça mais sobre a Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos acessando o facebook.com/pitombeira4.

Últimas notícias