Preconceito

Após comentários contra criança com Síndrome de Down, blogueira vai responder por injúria

A blogueira pernambucana Julia Salgueiro , do ModaModaModa, comparou crianças com Síndrome de Down a filhotes de cachorro

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 24/03/2017 às 12:43
Reprodução/Facebook
A blogueira pernambucana Julia Salgueiro , do ModaModaModa, comparou crianças com Síndrome de Down a filhotes de cachorro - FOTO: Reprodução/Facebook
Leitura:

Atualizada às 19h30

Após a blogueira pernambucana Julia Salgueiro, do blog ModaModaModa, fazer comentários preconceituosos no Facebook sobre a foto de uma criança com Síndrome de Down, Maria Claudia Albuquerque, a mãe de Fernando, 11 meses, o garoto que aparece nos braços da tia na imagem da rede social, prestou queixa contra a digital influencer na manhã desta sexta-feira (24), na Delegacia de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. De acordo com a Lei 9.029/1995, ofensas contra pessoas com deficiência são enquadradas no crime de injúria qualificada, que prevê pena de um a três anos de reclusão, além de multa. Julia Salgueiro será intimada pela Polícia para depor na próxima segunda-feira (27).

Procurada pelo JC, Maria Claudia afirmou estar revoltada. "No começo, você se sente revoltada e triste por saber que existem pessoas que não conhecem amor e respeito. Mas, cinco minutos depois, eu me recomponho e começo a lutar por ele, como fiz desde o dia em que nasceu", desabafou. A mãe também afirmou que irá entrar com um processo contra a blogueira no Ministério Público.

Entenda o caso

Juliana Preto, tia de Fernando, publicou uma foto com o sobrinho em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março. Na postagem, Julia comentou "É que nem filhote de cachorro. Lindos quando são pequenos mas quando crescem só pensam em trepar" e afirmando que portadores da Síndrome de Down são "nojentos". Após a repercussão de seus comentários, Julia Salgueiro desativou suas redes sociais particulares.

Veja a postagem da blogueira Julia Salgueiro

Defesa através do advogado

Julia Salgueiro foi procurada pela reportagem do Jornal do Commercio ao longo de todo o dia, mas a blogueira não atendeu aos telefonemas. À noite, o seu advogado, através de uma nota, se posicionou sobre o caso.

Veja a nota na íntegra:

"Diante da repercussão negativa e das imagens propagadas fora do contexto, viemos esclarecer que o que vem sendo compartilhado não corresponde à realidade dos fatos. O que era apenas um debate entre colegas de forma coloquial numa rede social, foi mal interpretado de maneira diferente do real significado. Além do mais, uma discussão onde foi colocada uma visão geral do problema foi tida como ofensa pessoal aos envolvidos quando não foi. Julia além de não ser a favor do preconceito de nenhuma forma ainda defende minorias. Ainda é importante ressaltar que Julia passa por um processo depressivo e de síndrome do pânico, em fase de tratamento, após uma lamentável tentativa de suicídio. Temos certeza que, após a ida à policia para depoimento, tudo ficará esclarecido. Fatos isolados e frases soltas usadas de forma a criar um novo texto, podem distorcer qualquer história, pois a maneira de interpretar o texto poderá sofrer várias abordagens. Grato desde já pela ouvida de minha cliente. Humberto Cavalcante OAB 43.099"

Últimas notícias