'VAR'

Presidente da Torcida Jovem do Sport é preso em operação contra organizadas

Denominada de 'Var', a operação, desencadeada pela Polícia Civil, cumpriu nove mandados de prisão e quatro de busca e apreensão

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 03/09/2018 às 6:40
Foto: Reprodução/Polícia Civil
Denominada de 'Var', a operação, desencadeada pela Polícia Civil, cumpriu nove mandados de prisão e quatro de busca e apreensão - FOTO: Foto: Reprodução/Polícia Civil
Leitura:

A 41° Operação de Repressão Qualificada, denominada de ‘Var’, foi desencadeada na manhã desta segunda-feira (3) com o objetivo de prender integrantes de torcida organizada envolvidos em grupos criminosos voltados aos crimes de roubo, lesão corporal grave e dano ao patrimônio público no Recife. Durante a ação, dos dez mandados de prisão expedidos, nove foram cumpridos. Entre os presos, Henrique Marques Ferreira, 32 anos, presidente da Torcida Jovem do Sport.

De acordo com a Polícia Civil, outros quatros mandados de busca e apreensão domiciliar também foram cumpridos. Além do presidente, Bruno Batista da Silva, que é um dos diretores da Torcida Jovem, também foi alvo da 'Operação Var'. 

Foram acionados 110 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. Segundo o Chefe da Polícia Civil, Joselito Kherle, essa é a primeira de muitas operações que visam identificar e prender integrantes de torcidas organizadas envolvidas em diversos crimes.

A Operação está sendo coordenada pela Chefia da Polícia Civil e com o apoio da Delegacia de Intolerância Desportiva (DPRIE) e do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE). Todos os presos e materiais apreendidos pela ‘Var’, foram encaminhados na manhã desta segunda (3) para o prédio sede do CORE, no bairro de São José.

Investigações

As ações desse grupo já vinham sendo investigadas pela Polícia Civil desde maio deste ano. Toda a operação foi desencadeada após imagens de segurança identificarem integrantes da torcida organizada do Sport, que entraram em confronto contra integrantes de organizadas do Santa Cruz e Atlético-MG no Aeroporto dos Guararapes, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, no final desse mesmo mês

A confusão ocorreu durante a madrugada do dia 29 de maio, durante o desembarque da organizada do clube mineiro. Segundo a Polícia Federal, membros das organizadas ficaram feridos e apresentaram sangramentos durante a briga, contida por políciais Militares e Federais. 

Mesmo a Infraero afirmando que o caso não interferiu no funcionamento do Aeroporto e nem que houve depredações, passageiros registraram sinais de vandalismo no banheiro do local. 

Tamarineira

Além da confusão no Aeroporto, a operação também identificou e prendeu integrantes que participaram da agressão a um torcedor na Rua Cônego Barata, na Tamarineira, no dia 8 de julho deste ano

A briga entre membros de torcidas organizadas aconteceu antes do jogo entre Santa Cruz x Remo, que ocorreu no estádio do Arruda, em partida válida pela Série C. 

Logo após, cinco torcedores foram presos pela prática de roubo e participação em confusões antes do mesmo jogo. Os suspeitos, autuados pela Polícia Militar, afirmaram que tem, ou já tiveram, ligação com Torcida Jovem do Sport (TJS), coligada à torcida Remoçada, do Remo. 

Últimas notícias