SAÚDE

Hanseníase é tema de campanha na Estação Recife

Ação acontece nesta quinta, das 13h às17h

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 20/06/2017 às 13:38
Foto: Divulgação/Secretaria Estadual de Saúde
Ação acontece nesta quinta, das 13h às17h - FOTO: Foto: Divulgação/Secretaria Estadual de Saúde
Leitura:

Nesta quinta (22), a Estação do Recife recebe uma campanha educativa em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, promovida pela Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Coordenação de Doenças Negligenciadas - Sanar Recife. O evento vai ocorrer das 13h às 17h e conta com a parceria da Pastoral da Saúde e do Movimento de reintegração de pessoas atingidas pela Hanseníase (MORHAN). 

A campanha objetiva realizar atividades de educação em saúde através de apresentações culturais envolvendo o tema da hanseníase. A Pastoral da Saúde realizará também palestras de orientação sobre a doença. A ação terá a participação do grupo cultural dos agentes comunitários de saúde do Distrito Sanitário II, junto com o teatro do Consultório de Rua.

Entre os principais sintomas da doença, destacam-se manchas de cor parda na pele e perdas de sensibilidade térmica e de pelos, além da ausência de transpiração nos locais afetados.

Sanar Recife 

Para atender as doenças consideradas negligenciadas transmissíveis (hanseníase, filariose, tuberculose e geo-helmitíase), a Prefeitura da Cidade do Recife criou em 2013 o programa Sanar Recife, que conta com ações como assessoramento de Unidades de Saúde, acompanhamento e tratamento de casos, investigação dos casos, fortalecimento da assistência laboratorial, fortalecimento da rede de atenção básica e promoção de ações de educação em saúde.

Todas as unidades de saúde da família realizam tratamento da doença. Já na Policlínica Lessa de Andrade funciona o serviço de sapataria, voltado para os pacientes de hanseníase que perdem, em alguns casos, a sensibilidade dos pés. O setor possui pia, lavabo e lava pés e duas novas máquinas usadas para a confecção de palmilhas e sapatos especiais para esses pacientes

Últimas notícias