Saúde

Febre amarela: clínicas privadas só devem receber vacina em fevereiro

Atualmente, não há estoque de vacina contra febre amarela em praticamente clínica alguma do Brasil

do Blog Casa Saudável
Cadastrado por
do Blog Casa Saudável
Publicado em 18/01/2018 às 17:24
Foto ilustrativa: Ricardo B. Labastier/Acervo JC Imagem
Atualmente, não há estoque de vacina contra febre amarela em praticamente clínica alguma do Brasil - FOTO: Foto ilustrativa: Ricardo B. Labastier/Acervo JC Imagem
Leitura:

O presidente da Associação Brasileira das Clínicas de Vacina, Geraldo Barbosa, informa que não haverá reposição de estoque da vacina contra febre amarela, nas clínicas de vacinação particulares, em janeiro. A previsão é que novas doses sejam recebidas no fim de fevereiro.

Leia também:

Febre amarela: saiba onde se vacinar no Recife

Diante do cenário atual no Brasil, a Sanofi Pasteur solicitou a aprovação, em caráter excepcional, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a importação de um novo lote da vacina contra febre amarela, internacionalmente conhecida como Stamaril, com embalagem internacional (rótulo em inglês, francês e espanhol), que acabou de ser concedida. Em nota, a assessoria da farmacêutica informa que "a Sanofi já iniciou o processo de importação, e o lote estará disponível para comercialização em cerca de 30 dias".

A vacina contra a febre amarela da Sanofi Pasteur foi desenvolvida em 1979 e, desde então, a empresa disponibilizou mais de 400 milhões de doses ao redor do mundo. A vacina está registrada em mais de 100 países e, no Brasil, é fornecida para clínicas particulares. A produção acontece fora do País e, por isso, em alguns momentos, ocorre restrição na capacidade de distribuição.

Em 2017, houve um aumento de 300% na disponibilização de doses, em comparação ao ano de 2016 para as clínicas de vacinação privadas.

Ainda segundo Geraldo Barbosa, o número de doses não deve resolver completamente o problema de desabastecimento, mas será um número expressivo que ajudará o processo de imunização. "Essas vacinas serão distribuídas de forma a atender a todos os Estados", diz. Ainda segundo o presidente da associação, atualmente, não há estoque em praticamente clínica alguma do Brasil.

Assista ao programa sobre febre amarela na TV JC:

Últimas notícias